Palestrante confirmada

16/10/2022

Ana Clecia Santos de Alcântara - UFMA

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Possui Mestrado em Ciencia e Tecnologia Química na área de Química Inorgânica pela UNED - Espanha (2009), e Doutorado em Química pela Universidad Autónoma de Madrid -Espanha (2013). Trabalhou no Instituto de Ciencia de Materiais de Madrid -Espanha (2007-2013) atuando principalmente no desenvolvimento de nanomateriais híbridos e bionanocompósitos a partir da combinação de sólidos inorgânicos e polímeros de origem natural (polissacarídeos e proteínas) para aplicações avançadas. Possui doutorado sanduíche Espanha- França, atuando no Institut Européen des Membranes - IEM, associado à Universidade de Montpellier, na França. Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo brindada pela bolsa de repatriação "Atração de Jovens Talentos" do CNPq durante os anos de 2014-2015. Desde de 2015, é professora e pesquisadora na área de química inorgânica na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) onde coordena o Grupo de Pesquisa em Materiais Híbridos e Bionanocompósitos e o Laboratório de Química de Interfaces e Materiais (LIM), atuando nos temas de materiais híbridos funcionais a base de carbono, argilas, hidróxidos duplos lamelares e biopolímeros para as áreas de remediação ambiental e Biomédica, tal como fotocatálise, dispositivos para a liberação controlada de fármacos e nanoformulações farmacêuticas. É professora-permanente nos programas de Pós-graduação em Química (PPGQuim/UFMA), Ciência dos Materiais (PPGCM/UFMA) e Doutorado em Química (CDQ-UFMA/IFMA). Foi coordenadora do Programa de pós graduação em Quimica da Universidade Federal do Maranhão (PPGQuim-UFMA) durante o biênio 2019-2021, na qual faz parte do Colegiado até os dias atuais. Entre os anos de 2018 e 2022 foi membro do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, sendo representante do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFMA. Atualmente, é uma das responsáveis pela Central Analítica de Química do CCET da Universidade Federal do Maranhão. É coordenadora de projetos de pesquisa financiados pela FAPEMA, CNPq e de projetos de cooperação internacional BRASIL-ESPANHA com a agência de fomento espanhola CSIC. Tem ampla experiência ena síntese e caracterização físico-química de nanomateriais para aplicação em biomedicina e remediação ambiental, e técnicas de análise espectroscópicas e térmicas como FTIR, Raman,TG/DTA/DSC/TG-MS.