Palestrante confirmado

16/10/2022

Orlando Fatibello-Filho

O pesquisador possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1976), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo [Sp-Capital] (1985), Livre-docência em Química Analítica pelo IQ da USP (2000), pós-doutorado no Grupo do Prof. G. G. Guilbault do Department of Chemistry, University of New Orleans, LA, USA (02/1987 a 07/1989), Professor Catedrático Visitante a 0% no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (03/2008 a 02/2009). Contratado em 12/1976 como Professor Auxiliar, é Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos desde 12/2003. Foi diretor da Divisão de Química Analítica da SBQ, do corpo editorial da Quim. Nova e é do corpo editorial da Anal. Lett. desde maio de 2005. Membro Titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo) desde 09/2012, premiado em 2o. lugar no prêmio ABEU com o livro: Equilíbrio Iônico: Aplicações em Química Analítca na categoria de Ciências Naturais e Matemáticas em novembro de 2017, finalista do prêmio Jabuti de 2020 com a obra Potenciometria- Aspectos Teóricos e Práticos e Membro do CA de Química no período de julho/2017 a Julho de 2020. Possui mais de 340 artigos ( H = 54), 8 capítulos de livros e 07 livros publicados, já orientou 37 alunos de mestrado e 35 alunos de doutorado e mais de 80 alunos de IC, além da supervisão de 11 alunos pós-doutorado. Os alunos egressos estão contratados em diversas cias, PF e em universidades como UFSCar, UC de Santos, UFSC, UFV, UEG, UFG, UFPR, UFBA, UFPA, UFPI, UFGD, UFMG, UFV, UEPG, UNESP, UEL, IFETMaranhão, UFRO, UNIP, UNIOEST, entre outras. O pesquisador figurava como 198 lugar no Ranking of scientists in Brazilian Institutions according to their GSC | Ranking Web of Universities e na lista dos pesquisadores brasileiros mais influentes da ciência mundial (https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918).Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em eletroanalítica, bioanalítica, métodos ópticos de análise no UV-Vis, quimiluminescência, atuando principalmente nos seguintes temas: análise por injeção em fluxo com detecção eletroquímica, espectrofotométrica no UV-Vis, turbidimétrica e por quimiluminescência, espectrofotometria com longo caminho óptico, biossensores à base de extratos e tecidos vegetais, eletrodos de pasta de carbono modificados, eletrodos modificados com filmes poliméricos contendo nanotubos de carbono e/ou nanopartículas metálicas, eletrodo de diamante dopado com boro, Química Analítica Verde e ensino de química (desenvolvimento de experimentos de baixo custo com material do dia-a-dia). Google Scholar Citations: https://scholar.google.com/citations?user=DTgHY2IAAAAJ&hl=pt-BR.