Palestrante

RAFAEL FERREIRA DINIZ GOMES

Arquiteto e urbanista, Dr. Prof. Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO, Bolsista TCT FAPERJ ligado ao Grupo Ambiente-Educação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – GAE-PROARQ-FAUUFRJ.

EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: Experiências educativas em cidades brasileiras

A maioria dos programas educacionais no Brasil, principalmente os voltados para as camadas mais pobres da sociedade, teve um caráter de proteção social e de combate à pobreza. Alguns falharam, outros foram interrompidos, seja por interferências  políticas e econômicas, e muitos foram modificados de acordo com o desenvolvimento  da educação, do cidadão e das cidades. Porém, na atualidade observa-se um  grande movimento de retomada do conceito de educação integral, como uma política  socioeducativa de assistência social mais adequada para o combate às desigualdades sociais, aliado a propostas de melhoria da qualidade do ensino. Se considerarmos que  os processos de formação do ser humano são multidimensionais, ou seja, envolvem  dimensões tanto afetivas quanto cognitivas, de maneira integral, com a educação não poderia ser diferente. Este artigo vai abordar o tema da educação integral no Brasil, as  cidades educadoras e o reflexo nas políticas socieoeducativas, através de experiências  pedagógicas nos municípios brasileiros.