FABRICIO CÉSAR LOBATO DE ALMEIDA

Possui graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com ênfase na área de vibrações e mecânicas dos sólidos. Possui PhD em Sound and Vibration Engineering realizado no Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) no Reino Unido. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) UNESP- Campus de Tupã e faz parte do corpo docente permanente do programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Bauru (UNESP-FEB), trabalhando com elastômeros magneto-reológicos aplicados à estruturas unidimensionais, detecção de vazamentos em tubulações subterrâneas, IOT (internet of things) aplicadas em conceitos de cidades inteligentes e na detecção de falhas de bicos aspersores utilizando imagens. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, vibração estrutural, propagação de ondas em estruturas mecânicas (vibração e acústica) e análise e processamento de sinais e imagem.

Pendente

A presença de vazamentos em sistemas de distribuição de água induz vibrações que são utilizadas para a sua detecção e localização. Assim, técnicas vibro-acústicas juntamente com dispositivos de detecção de vazamentos foram aprimorados e desenvolvidos para detectar vazamentos mesmo em seus estágios iniciais. O correlacionador de ruído de vazamento é um desses dispositivos e frequentemente usados em pesquisas de detecção de vazamento devido à sua capacidade de identificar sua posição. No entanto, isso só é possível se o atraso de tempo em que o ruído de vazamento atinge dois sensores colocados em posições específicas no sistema de distribuição de água e a velocidade com que este ruído se propaga forem bem estimados. Técnicas de processamento de sinais, como a função de correlação cruzada, são utilizadas para estimar o tempo de atraso em situações reais, o que pode ser problemático quando empregado em tubos plásticos devido à alta atenuação do ruído de vazamento. Além disso, tal problema pode ser ainda pior dependendo do tipo de solo que envolve o tubo enterrado. Uma maneira de entender esse fenômeno é usar modelos representativos do problema, onde diferentes cenários podem ser simulados e a física interpretada de acordo com situação especificada. Esses modelos também são usados para estimar teoricamente a velocidade do ruído de vazamento usado nos correlacionadores.

Com base nesses fatos, um grupo de pesquisadores no Brasil apoiados pela companhia de saneamento SABESP em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP começaram a desenvolver tecnologias baseadas em sinais vibro-acústicos para auxiliar em problemas envolvendo detecção de vazamentos em tubos enterrados, inicialmente com foco no aprimoramento de dispositivos e processamento de sinais envolvendo correlação. Dentre essas tecnologias, pode ser citado o software-web desenvolvido com uma interface amigável onde simulações de vazamentos (diferentes cenários) podem ser realizadas; uma bancada de teste portátil que pode replicar a vibração de tubulações de água enterradas devido à vibração produzida por ruído de vazamento gerada por um modelo (controle fino na simulação realizada) e por dados reais de vazamento; e o primeiro correlacionador de ruído de vazamento fabricado no Brasil usando principalmente componentes produzidos no país. Esta palestra pretende descrever essas tecnologias, o seu desenvolvimento e funcionamento.

De maneira geral essa palestra terá os seguintes tópicos

• Apresentação do pesquisador e suas linhas de pesquisa

• Visão geral do problema de dectação de vazamentos

• Processamento de sinais clássicos utilizados com técnicas vibro-acústicas