GLAUBER CRUZ

Possui Graduação em Engenharia Mecânica Industrial (2004) pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (2006) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Doutor em Engenharia Mecânica (2015) pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Coordenador (2022-2024), Professor Adjunto III e Pesquisador do Curso de Engenharia Mecânica (CCEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor Permanente do Mestrado em Engenharia Mecânica (PPGMEC/IFMA) e Colaborador do Mestrado em Meio Ambiente (UniCeuma). É consultor Ad Hoc do CNPq, Comitê Assessor Técnico-Científico e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Modalidade Jovem Doutor) da FAPEMA (2021-2023). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Engenharia Mecânica (GPMEC/UFMA) e coordenador/líder do LPSisTer (Laboratório de Processos e Sistemas Térmicos) da CCEM/UFMA. Membro do Núcleo Acadêmico da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) e do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC). Coordenador de projetos fomentados pelo CNPq e FAPEMA. Tem experiência em Fenômenos de Transportes (Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e Massa, e Termodinâmica) e Simulação Numérica de Sistemas Térmicos (CFD - Computational Fluids Dynamic). Também utiliza vários materiais lignocelulósicos (biomassas) ou resíduos sólidos para a produção de bioenergia/biocombustíveis. Caracterização térmica e físico-química desses materiais por diversas técnicas analíticas; Cinética química das reações de decomposição térmica desses resíduos para determinação das energias de ativação; Emissões gasosas e/ou formação de poluentes em diferentes processos termoquímicos (combustão, oxi-combustão, pirólise e gaseificação) de biomassas para fins bioenergéticos.

Perspectivas e desafios na produção de bioenergia no pós pandemia da Covid-19

Em breve