CLARISSA DEBIAZI ZOMER

Arquiteta, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2006. Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Engenharia Civil da mesma instituição, sob orientação do Professor Ricardo Rüther. Fez doutorado sanduíche na National University of Singapore (NUS), no Solar Energy Research Institute of Singapore (SERIS), no período de outubro de 2012 a setembro de 2013, sob a supervisão do Dr. Thomas Reindl. Tem experiência em energia solar fotovoltaica integrada à edificação e interligada à rede elétrica pública, atuando principalmente nos seguintes temas: compromissos entre forma e função de sistemas solares fotovoltaicos integrados a edificações e análise de sombreamentos parciais em sistemas fotovoltaicos. Fez pós-doutorado focado no desempenho energético de sistemas fotovoltaicos integrados à arquitetura, concluído em 2020. Atuou no LabEEE, Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, da UFSC e no Grupo Fotovoltaica UFSC, localizado no Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina de 2003 a 2020. Em 2017 e 2019 ministrou a disciplina de Eficiência Energética em Edificações no curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Ênfase em Tecnologia da Construção oferecido pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc) e fez estágio de docência ministrando Instalações Elétricas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Foi professora substituta vinculada ao Departamento de Expressão Gráfica no qual ministra no período de 2018-01 a 2019-02. Atualmente é professora de pós-graduação da Universidade do Vale do Itajaí e da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplina de Energia Solar Fotovoltaica e Arquitetura.

O arquiteto como protagonista da integração fotovoltaica na edificação

O papel do arquiteto na tomada de decisões com relação ao projeto de arquitetura integrado aos sistemas fotovoltaicos e sua interação com profissionais de diferentes áreas, apresentação de um estudo de caso de uma edificação de energia zero, e como a Arquitetando Energia Solar vem atuando no mercado.