JULIANA OLIVEIRA BATISTA

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo exercido a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Dinâmica do Espaço Habitado - PPGAU/DEHA (Gestão 2015 - 2017). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Tem experiência em pesquisa científica relacionada com adequação ambiental de edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico de edificações, arquitetura bioclimática e eficiência energética.

Eficiência energética e bioclimatologia: conceitos e aplicações.

A palestra abordará a adequação bioclimática da arquitetura como uma forma de atingir qualidade ambiental e proporcionar eficiência energética na edificação, com redução de consumo de energia para aquecimento ou resfriamento, podendo estar associada ao uso de energias renováveis, como a energia solar fotovoltaica, apresentando conceitos e aplicações dessa associação.