ÍSIS PORTOLAN DOS SANTOS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Conforto Ambiental e Energia, onde trabalhou com a utilização da energia solar fotovoltaica junto à arquitetura, explorando os aspectos técnicos vinculados às necessidades estéticas e construtivas da arquitetura. Desde 2009 é professora da Universidade Federal de Santa Maria (RS) onde atuou nos cursos Técnico em Paisagismo e Especialização em Eficiência Energética em Processos Produtivos e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Atualmente é professora no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, no Mestrado em Engenharia Civil e Mestrado em Arquitetura, paisagismo e urbanismo, todos da UFSM. Desde 2018 é Pró-Reitora Adjunta de Infraestrutura da UFSM.

Integrando e Adaptando painéis solares fotovoltaicos na Arquitetura

A associação dos sistemas fotovoltaicos com a arquitetura, conceito de BIPV, BAPV, tipos de integração e adaptação FV na cobertura e fachada, as diferentes tecnologias de sistemas FV que os arquitetos podem tirar proveito em seus projetos, comportamento e aproveitamento da radiação solar e as diferentes abordagens de projeto que podem ser adotadas.