ADONIS FERREIRA RAIOL LEAL

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2018), com período sanduiche (2016-2017) no Centro Internacional para Teste e Pesquisa com Raios (ICLRT) vinculado a Universidade da Florida - USA. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2014), e Especialização em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade Estácio-Iesam (2016). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Pará, coordenador do LPDA (Laboratório de Pesquisa em Descargas Atmosféricas) e LSE (Laboratório de Sistemas Eletrônicos).

Ocorrência de Descargas Atmosféricas na Amazônia

As descargas atmosféricas são um dos fenômenos naturais mais potentes do planeta Terra. Sua ocorrência envolve a formação de um canal de plasma que pode chegar a temperaturas 5 vezes mais altas que a temperatura do Sol. Sua ocorrência pode gerar mortes de animais, trazendo prejuízos na agropecuária, queima de equipamentos eletroeletrônicos trazendo prejuízos para transmissão e distribuição de energia elétrica. Além de ser uma ameaça para a vida humana. Nesta palestra será abordado alguns conceitos sobre a física por traz da ocorrência das descargas atmosféricas, como elas são detectadas aqui na Amazônia, como elas afetam na morte de animais e seres humanos, e quais são algumas maneira de se proteger contra esse fenômeno natural.