MARCUS DE BARROS BRAGA

Doutor em Genética e Biologia Molecular com ênfase em Bioinformática pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará. Mestre em Engenharia Elétrica/Computação Aplicada com ênfase em Inteligência Computacional pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Graduação (Bacharelado) em Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus de Paragominas/Pa. Iniciou a Docência no Ensino Técnico no ano 2000 e a partir de 2010 passou a atuar no Ensino Superior (Tecnologia da Informação e Comunicação) em Instituições de Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisas em Computação Aplicada (CNPq/UFRA). Membro Permanente do Grupo de Pesquisa: Grupo Ubíquas de Inovação Efetiva de Pesquisa, Extensão e Estudo em Tecnologias Convergentes - GUIE-X (CNPq/UFRA). Pesquisador no Grupo de Pesquisa: Sociobiodiversidade na Amazônia - SOCIOBIO, da Universidade Federal Rural da Amazônia. Colaborador do Laboratório de Engenharia Biológica no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá). Integrante do Banco de Avaliadores do SINAES (BASiS) do INEP/MEC. Associado Efetivo da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) sob o número 45757. Membro Associado da AB3C (Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional) sob o número AB3C1411. Membro Profissional da ISCB (International Society for Computational Biology) sob o número 27980. Pesquisador membro da RECOM (Rede de Ciências Ômicas). Membro do Comitê Interno do Programa de Iniciação Científica (PROIC) da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência em Ciência da Computação (Ensino de Graduação) e Computação Aplicada (Inteligência Computacional e Biologia Computacional).

Aplicações Práticas da Inteligência Computacional na Vida Cotidiana, e o Contexto da Pandemia

Uma visão geral da inteligência computacional e a percepção de suas aplicações na vida diária das pessoas durante em tempos normais e em tempos de pandemia.