MARCELO DA SILVA CECIM

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Produção Animal com ênfase em Etologia pela Escola de Agricultura da Southern Illinois University e PhD em Endocrinologia pela Escola de Medicina da Southern Illinois University. É professor de medicina interna de ruminantes na UFSM desde 1996. Durante este período trabalhou com distúrbios metabólicos em vacas leiteiras e ovinos, status e suplementação mineral, perfil oxidativo e resistência a verminose em ovinos. Tem se dedicado ao desenvolvimento de sensores de monitoramento comportamental em vacas leiteiras. É Mentor da Cowmed, e trabalha no desenvolvimento de inteligência artificial que permite reconhecer padrões comportamentais que precedem diferentes doenças, e a construção de protocolos metafiláticos para auxiliar os animais na resposta ao desafio. É idealizador do projeto “Traduzindo Vacas” que é um método de análise comportamental que permite as pessoas envolvidas na cadeia do leite (produtores e técnicos) interpretar a “opinião” individual da vaca ou do rebanho em relação aos desafios que estão expostos.

Sobre Vacas e Pessoas: Da Telemedicina por Inteligência Artificial à Psicologia Bovina

A palestra abordará o uso de tecnologias e a análise comportamental no monitoramento da saúde de bovinos leiteiros.