MARIA ANETE LEITE RUBIM

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo INPA, Doutorado em Ciências Biológicas pela UNESP e Pós-Doutorado pela Universidade de Sevilla, Espanha. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Limnologia.

Potenciais usos da biomassa de macrófitas aquáticas da Amazônia

As macrófitas aquáticas desempenham relevante papel para o funcionamento e manutenção dos ecossistemas aquáticos. A importância econômica de diferentes espécies é que podem ser utilizadas como alimento para o homem e para animais, para fins medicinais, ornamentação, tratamento de efluentes, fertilizantes, artesanatos, tijolos, construção de casas entre outros. Na Amazônia, é comum a ocorrência de várias espécies nos ambientes aquáticos e a exploração desse recurso mostra-se como alternativa potencial para a população local.