MANOEL RIBEIRO FILHO

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é professor Adjunto C da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Realidade Virtual e Games, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento na indústria usando realidade virtual, laboratórios virtuais, informática na educação e jogos eletrônicos educacionais, tendo coordenado projetos de pesquisa nestes temas nos últimos 20 anos. É coordenador do Laboratório de Games Educativos (lage.unifesspa.edu,br)

Introdução ao Desenvolvimento de GAMES 3D

O minicurso será prático, usando a Game Engine Godot (endereço na WEB godotengine.org) , uma ferramenta livre para construção de jogos 2D e 3D. Os alunos irão construir um jogo 3D muito simples. Como pré-requisito é necessário o conhecimento de programação orientada a objetos, pois vamos usar a linguagem GDscript. Além disso o aluno deve possuir um computador com processador de 64 bits,  e ter boa internet. Pois na primeira aula já devem ter em seu computador a standard version 64-bit, que pode ser baixada no endereço WEB citado acima, na aba dowload.  Esse arquivo vem compactado .zip, Extraia e execute. Godot é independente e não requer instalação. O aluno deve ter boa internet, pois será fornecido um link, onde devem baixar modelos 3D a serem usados no curso.