VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), com período de visita (doutorado sanduíche) na University of Copenhagen. Atualmente é Professor Associado e Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação. Seu interesse atual se concentra em compiladores e linguagens extensíveis.

A oferta de disciplinas em Inglês como estratégia para a internacionalização

"A oferta de disciplinas em Inglês como estratégia para a internacionalização do ensino superior no Brasil"

O número de estudantes estrangeiros em uma instituição de ensino superior é um dos principais índices para aferir o seu nível de internacionalização, e um dos fatores mais importantes de limitação para isso nas universidades brasileiras tem sido a baixa oferta de conteúdos em Inglês.

Esta palestra apresenta um resumo da experiência da Universidade Federal de Viçosa (UFV)com oferta em Inglês, destacando as estratégias, desafios e resultados alcançados. O palestrante, Vladimir Di Iorio, atua como Diretor Internacional da UFV desde 2011 e participou diretamente das ações de fomento para aumentar a oferta em Língua Inglesa na UFV, com resultados expressivos especialmente em 2020 e 2021. O próprio palestrante é ainda professor da UFV na área de Ciência da Computação, com experiência em oferta de disciplina de graduação em Inglês desde 2015, e mais recentemente ministrando aulas em Inglês também na pós-graduação da UFV.

A palestra poderá interessar a docentes, estudantes e administradores da Unifesspa. Os docentes que desejem contribuir com o incremento da internacionalização da Universidade poderão ter uma ideia mais precisa de como o processo transcorreu na UFV. Os participantes serão estimulados a discutir como essa experiência da UFV pode ser adaptada às condições locais, na Unifesspa. Gestores e técnicos podem se interessar nas soluções adotadas na UFV para os desafios práticos que uma oferta em Língua Inglesa demanda da administração universitária. Estudantes podem compreender melhor os benefícios de poderem compartilhar aulas com estrangeiros em Língua Inglesa, permitindo uma experiência de "internacionalização em casa", e se preparando melhor para uma futura experiência no exterior.

Sala do Google Meet   Palestra - 13/10/2021 10:00 - 10:00