Principal

[ATIVIDADE DE EXTENSÃO] CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PARA A UNIVERSIDADE de 23/06/2021 a 24/09/2021

Esse evento é uma ação promovida pelo projeto Intercâmbio do Conhecimento: educação, tecnologia e questão social (Portaria 0059/2021 do IEA) em parceria com o Programa de educação tutorial da Engenharia Civil e o Escritório modelo da Engenharia Civil. O evento reúne diferentes ações para os alunos ingressantes no IEA a serem realizadas no período de junho a setembro em que os mesmos ainda não estarão tendo atividades acadêmicas em seus respectivos cursos. Espera-se, através de minicursos, palestras e um desafio de exatas, adaptá-los à rotina das atividades acadêmicas, entusiasmá-los e motivá-los pelo aprendizado de noções básicas de matemática, inglês e autocad, bem como aproximá-los e integrá-los ao corpo técnico e docente da UNIFESSPA. Essas ações também serão abertas ao público externo.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
FUNDAMENTOS DE AUTOCAD 2D 13/09/2021 18/09/2021

O objetivo desta atividade é apresentar uma introdução do uso do software de desenho de computador para os alunos.

NOÇÕES BÁSICAS DE INGLÊS 24/06/2021 12/08/2021

A oferta do minicurso de Inglês dentro do projeto de Intercâmbio de conhecimentos tem como objetivo principal o aperfeiçoamento do inglês na forma básica, que já é bem conhecida por ser bem enfatizada no Ensino Fundamental e Médio bem como  introduzir o inglês intermediário incentivando os alunos pela busca do aprendizado e aperfeiçoamento da língua inglesa!

NOÇÕES DE MATEMÁTICA ELEMENTAR ATRAVÉS DE ENSINO DINÂMICO 23/06/2021 11/08/2021

Este minicurso irá explorar conceitos básicos de matemática elementar com o auxílio do software livre Geogebra. O conteúdo abordado vai de conjunto e operações aritméticas até funções com a interpretação de problemas contextualizados.

PACOTE OFFICE PARA UNIVERSITÁRIOS 09/09/2021 23/09/2021

.

A FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS SIMPLES 17/08/2021 17/08/2021

Nessa palestra abordaremos alguns conceitos relacionados a Fenômenos Mecânicos e Eletromagnéticos, para esse fim, usaremos experimentos simples que permitam um melhor entendimento dos conceitos físicos que estão relacionados a esses fenômenos.

CURIOSIDADES MATEMÁTICAS 05/07/2021 05/07/2021

Nesta palestra pretende-se criar um ambiente agradável onde juntos aprenderemos sobre casos curiosos na matemática: anedotas, piadas, paradoxos, demonstrações simples, um pouco de história, entre outros. Usaremos como material os livros de dois grandes mestres: “Almanaque das curiosidades matemáticas” de Ian Stewart e “Meu professor de matemática” de Elon Lages Lima.

ELABORANDO MATERIAIS DIDÁTICOS USANDO O GEOGEBRA 03/08/2021 03/08/2021

Esta palestra apresenta conceitos básicos sobre o Geogebra e como ele pode ser aplicado para a construções de atividades de ensino da matemática.

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: LICENCIATURA x BACHARELADO 03/09/2021 03/09/2021

.

NORMAS E REGULAMENTOS DO ENSINO DE GRADUAÇÃO 02/09/2021 02/09/2021

Abordagem do regulamento de graduação e do PCC do curso de licenciatura em matemática e do curso de arquitetura em todos os seus pormenores, pois balizam diversas atividades acadêmicas desenvolvidas no decorrer do curso.

O QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE A ENGENHARIA CIVIL: É MELHOR DO QUE VOCÊ PENSA! DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS. 01/09/2021 01/09/2021

A engenharia civil faz parte do hall de áreas com mais procura e melhores salários . Você está preparado para esse mundo novo? Se não estiver, não fica com medo. Você está no lugar certo. Pode entrar, fique a vontade. A experiência vai ser incrível!

O QUE VEM POR AÍ? CAMINHOS E [RE]CAMINHOS... 20/07/2021 20/07/2021

Uma abordagem sobre formação, perfil profissional, carreira e mercado de trabalho, com um panorama sobre os requisitos, a socialização e a valorização das práticas acadêmicas e profissionais voltadas ao bem comum da sociedade.

O USO DE FERRAMENTAS DE DESENHO DE COMPUTADOR PARA O ENGENHEIRO 06/07/2021 06/07/2021

Nessa palestra será abordado conceitos sobre ferramentas empregadas no desenvolvimento de desenhos para projetos de engenharia

PERCURSO ACADÊMICO E O CURRÍCULO LATTES 03/08/2021 03/08/2021

Esta palestra trata da criação e importância do currículo lattes e de como ele é usado para consulta das atividades acadêmicas e científicas desenvolvidas pelo estudante em seu percurso acadêmico.

PROJETO PEDAGÓGICO E O PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 30/08/2021 30/08/2021

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o documento que regulamenta as atividades dos cursos, portanto, é de suma importância que o estudante conheça o PPC do seu curso de graduação. Nesse sentido, esta palestra visa apresentar o curso de Licenciatura em Matemática do IEA e o seu funcionamento aos alunos ingressantes, refletindo sobre os principais tópicos deste importante instrumento no processo de ensino aprendizagem do curso e na construção do perfil do profissional licenciado em matemática.

SINISTROS NA ENGENHARIA 18/08/2021 18/08/2021

A presente apresentação abordará sinistros na engenharia, que pode ser interpretado como falhas e erros na construção civil que provocaram perdas materiais e humanas, ocasionadas por más práticas, erros de projeto e/ou execução, por negligência ou falta de conhecimento dos profissionais responsáveis, assim como falta de manutenção das edificações.

TECNOLOGIA APLICADA AO ENSINO 09/08/2021 09/08/2021

O objetivo desta palestra é mostrar como o uso do smartphone tornou-se uma ferramenta muito útil para os professores na sala de aula para coleta e análise de dados experimentais. Isso é possível graças aos vários sensores que o smartphone possui. Será utilizado o aplicativo livre Phyphox que possibilita acessar esses sensores tornando o smartphone um laboratório portátil de física. Possibilitando explorar vários conceitos importantes da física.