Conferencista

ABILIO PACHECO DE SOUZA

Professor de Literatura na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Doutor em Teoria e História Literária, na área de Teoria e Crítica Literária, pela UNICAMP, orientação Professor Dr. Márcio Seligmann-Silva. Fiz estágio sanduíche na Universidade Livre de Berlin (Freie Universität Berlin), com a supervisão da Professora Drª Susanne Klengel. Trabalhei na Universidade Federal do Pará por 11 anos. Desde o início de 2021, estou na Faculdade de Estudos da Linguagem, do Instituto de Linguística, Letras e Artes, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Líder do Laboratório de Estudos de Resistência e Testemunho (LAERTE). Integra os Grupos de Pesquisa: NARRARES, ITENMPO, Estéticas Performances e Híbridos e Educação e Direitos Humanos... Publicou "Riscos no Barro" (livro de ensaios - individual), organizou De Caminhos e do caminhar (livro de ensaios-artigos). Pesquiso Literatura e Autoritarismo, Violência e Ditadura Militar, Literatura de Resistência/Testemunho, especialmente no Brasil e na América Latina, bem como com pesquisa nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Literatura na/da Amazônia, Estudos sobre a BNCC, Ensino de Literatura, Criação Literária, Editoração.

IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A TRAJETÓRIA ACADÊMICA NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃOO