JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO

A pesquisadora possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1994), Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2002), Doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2011) e Pós-Doutorado pelo INESC-TEC Porto (2015). Ela tem experiência em engenharia elétrica, especialmente nas áreas de telecomunicações e computação aplicada, atuando nos seguintes temas: redes móveis, propagação e algoritmos de inteligência computacional. Atualmente, ela é professora Associada III da Universidade Federal do Pará da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações e do programa de pós-graduação em engenharia elétrica da UFPA.

Inteligência Artificial aplicada a Telecomunicações

IA foi proposta em 1956, por John McCarthy, como a ciência e engenharia que tornariam as máquinas mais inteligentes, similar a como se comportam os seres humanos. Atualmente, IA é uma área interdisciplinar que sobrepõe várias áreas, como a psicologia, linguística e ciência cognitiva. IA é uma ciência que estuda e desenvolve teorias, métodos, técnicas e sistemas de aplicações para simular e estender a inteligência humana. Devido ao advento de vários aplicativos e dispositivos inteligentes, as redes de telecomunicações atuais (ou seja, redes 4G e 5G) não conseguem atender às demandas de tráfego dos usuários. À luz disto, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria e do meio acadêmico foram incumbidos de estabelecer padrões para a rede de telecomunicações da geração futura, 6G. Em conjunto com técnicas de IA, a otimização de rede baseada em ML/IA foi aplicada para compor a arquitetura de rede 6G, realizando controle inteligente e ajuste de rede. Como exemplo: técnicas de IA para a rede 6G, incluem uma rede de acesso IA nativa e alocação/agendamento de recursos na camada de controle de acesso ao meio. A comunicação sem fio da próxima geração deve abranger o uso generalizado de IA na rede. As técnicas de IA podem ser aplicadas à rede da próxima geração de duas maneiras, ou seja, auxiliadas por IA e IA nativa, dependendo de sua finalidade e escopo. O futuro da tecnologia da informação e comunicação - TIC é baseado em uma arquitetura dispositivo-rede-nuvem computacional (device-network-cloud). Os dispositivos enviarão seus dados pela rede de Internet até a nuvem computacional para formar/processar/usar big data. IA então poderá ser usada nos dados massivos coletados pelo big data.