HUGO PEREIRA KURIBAYASHI

Possui Graduação (2007) e Mestrado em Ciência da Computação com ênfase em Rede de Computadores (2011) e Doutorado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Computação Aplicada (2021), todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente atua como Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, com exercício na Faculdade de Sistemas de Informação (FACSI) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses (PPGCF). Atuou como Diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unifesspa de 2013 à 2017 e como Pró-Reitor de Administração da Unifesspa entre 2017 e 2019. É líder do ManivaLab Unifesspa, Grupo de Pesquisa em Transformação Digital na Amazônia Sul Oriental. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Análise de Dados, Métodos de Aprendizagem de Máquina e Segurança Cibernética. Além disso, possui 17 (dezessete) depósitos de pedidos de propriedade intelectual, sendo 01 (uma) Patente de Invenção (PI) e 16 (dezesseis) Certificados de Registro de Programa de Computador, todas emitidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Seus interesses de pesquisa são Métodos de Aprendizagem por Reforço, Internet das Coisas, Segurança Cibernética e Blockchain.

Aplicações de Técnicas Computacionais na Perícia Forense

A palestra explora as diversas aplicações das técnicas computacionais no campo da perícia forense, destacando como a tecnologia tem sido utilizada para a investigação criminal. Serão abordados o uso de ferramentas para análise de evidências digitais, como a recuperação de dados, análise de redes e dispositivos móveis, e a importância da segurança cibernética na preservação da integridade das provas. Também deve-se discutir como técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina podem ser empregadas para identificar padrões e auxiliar na resolução de crimes. A palestra visa mostrar a importância crescente da computação forense na justiça moderna e como ela contribui para a obtenção de resultados precisos e confiáveis nas investigações criminais.