ELTON RAFAEL ALVES

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Engenharia Elétrica (Computação Aplicada) pela Universidade Federal do Pará (2011), doutorado em engenharia elétrica (Sistema de Energia) pela Universidade Federal do Pará (2017). É professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), vinculado à Faculdade de Engenharia da Computação (FEC). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Computação, com ênfase em Computação Aplicada à Sistemas de Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Computacional, Sistemas Embarcados, Robótica e Controle Inteligente e Descargas Atmosféricas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (Mestrado Profissional), da UFPA-Tucuruí.

Projetos de Integração de Hardware e Software na Engenharia da Computação

O Engenheiro da Computação é um profissional que se concentra no desenvolvimento de hardware e software, atuando na criação de soluções tecnológicas inovadoras que combinam componentes físicos e lógicos. Esta palestra tem como objetivo apresentar projetos que exemplificam a integração de hardware e software, demonstrando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia da Computação. Durante a palestra, serão exibidos projetos desenvolvidos por alunos em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e em projetos de iniciação científica. Esses trabalhos representam a culminação dos estudos e esforços dos alunos, evidenciando suas habilidades em projetar, desenvolver e implementar sistemas complexos que combinam hardware e software de maneira eficaz e inovadora. Os projetos apresentados cobrirão uma ampla gama de aplicações e tecnologias, mostrando a versatilidade e a importância do campo da Engenharia da Computação. Os participantes terão a oportunidade de ver exemplos concretos de como os conhecimentos teóricos são aplicados na prática para resolver problemas reais e criar tecnologias.