Pensamento Computacional
Esta
palestra apresenta o conceito de Pensamento Educacional (PC) e sua evolução
desde um artigo publicado por uma pesquisadora americana, que teve grande
repercussão mundial, publicado em 2006, que disseminou esse termo na comunidade
cientifica da Computação. Passando por tese de doutorado de uma pesquisadora
brasileira, que teve grande repercussão no Brasil, cuja pesquisa tem como
objetivo a verificação da possibilidade de desenvolver o Pensamento
Computacional na Educação Básica utilizando exclusivamente atividades desplugadas (sem o uso de computadores). Em seguida falaremos do documento
editado pelo MEC, denominado Computação Complemento a BNCC(2022), onde são
definidos os eixos educacionais, e os objetivos de aprendizagem para o ensino
da Computação em todas as escolas brasileiras, desde a educação infantil até o
terceiro ano do ensino médio. Esse documento possui três eixos: Pensamento
Educacional, Mundo Digital e Cultura Digital. Nesta palestra focaremos os
aspectos do ensino do Pensamento Computacional, definidos pela BNCC, para as
escolas brasileiras. Finalizaremos falando rapidamente do I Simpósio Brasileiro
de Computação na Educação Básica SBCEB , um evento organizado pela SBC
Sociedade Brasileira de Computação, que foi realizado em março de 2024, e do
PROFCOMP, mestrado profissional, para formação de professores atuarem nas
escolas brasileiras, um mestrado nacional, que foi aprovado em setembro de
2024, pelo MEC, para ser implementado em 17 Universidades Brasileiras, entre
essas a Unifesspa.
Auditório Central do Campus II da UNIFESSPA Sessão 2 - 14/11/2024 09:00 - 18:00