Palestrante

MANOEL RIBEIRO FILHO

professor da Unifesspa, atuando na FEC, fundou o Laboratório de GAMES Educativos - lage.unifesspa.edu.br -e tem coordenado projetos em jogos eletrônicos educacionais e laboratórios virtuais, os quais tem sido testados em escolas do ensino médio e fundamental.

Pensamento Computacional

Esta palestra apresenta o conceito de Pensamento Educacional (PC) e sua evolução desde um artigo publicado por uma pesquisadora americana, que teve grande repercussão mundial, publicado em 2006, que disseminou esse termo na comunidade cientifica da Computação. Passando por tese de doutorado de uma pesquisadora brasileira, que teve grande repercussão no Brasil, cuja pesquisa tem como objetivo a verificação da possibilidade de desenvolver o Pensamento Computacional na Educação Básica utilizando exclusivamente atividades desplugadas (sem o uso de computadores). Em seguida falaremos do documento editado pelo MEC, denominado Computação Complemento a BNCC(2022), onde são definidos os eixos educacionais, e os objetivos de aprendizagem para o ensino da Computação em todas as escolas brasileiras, desde a educação infantil até o terceiro ano do ensino médio. Esse documento possui três eixos: Pensamento Educacional, Mundo Digital e Cultura Digital. Nesta palestra focaremos os aspectos do ensino do Pensamento Computacional, definidos pela BNCC, para as escolas brasileiras. Finalizaremos falando rapidamente do I Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica – SBCEB , um evento organizado pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação, que foi realizado em março de 2024, e do PROFCOMP, mestrado profissional, para formação de professores atuarem nas escolas brasileiras, um mestrado nacional, que foi aprovado em setembro de 2024, pelo MEC, para ser implementado em 17 Universidades Brasileiras, entre essas a Unifesspa.

Auditório Central do Campus II da UNIFESSPA   Sessão 2 - 14/11/2024 09:00 - 18:00