EDSON DE FREITAS GOMES

Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Pará (2021). É Professor Adjunto I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Foi Coordenador do Curso de Letras do IEX/Unifesspa, no período de agosto de 2015 a setembro de 2016, Diretor-Adjunto do IEX/Unifesspa, nos períodos de março a setembro de 2016 e, de setembro de 2017 a março de 2018. Atualmente é coordenador do Laboratório de Ensino (LabEns) do Instituto de Estudos do Xingu/Unifesspa.

Aspectos da gramática do Mebêngôkre

O objetivo deste minicurso é apresentar aspectos da gramática da língua Mẽbêngôkre, com foco na descrição das classes de palavras (verbos, nomes, pronomes, conjunções, posposições), nas formas de alinhamento dos argumentos do verbo (sujeitos e objeto) e, em especial a descrição do sujeito dativo, marcado pela posposição , e o sujeito locativo, marcado pelas posposições kãm, e . Os dados apresentados são oriundos de pesquisa de campo realizada com consultores indígenas de aldeias Mẽbêngôkre, localizadas na reserva Gorotire, município de São Félix do Xingu, Sul do Estado do Pará.