Itinerários Formativos: Processos criativos no Ensino Médio
O currículo do ensino médio sendo comportado não somente por orientações
pedagógicas curriculares, confrontará, através de estratégias, uma organização
curricular orgânica em parâmetros flexíveis, que agregam com amplitude o
objetivo da Competência 6 (BRASIL, 2018). As 10 Competências Gerais da Base
Nacional Comum Curricular será uma bússola do que é, para que serve e para quem
se direciona Itinerários Formativos. As dificuldades de profissionais da
educação tange, dos muitos processos educacionais, os projetos de vida de cada
aluno, o que vem contornando o desafio de conceder as unidades curriculares um
caráter progressivo nas instituições de ensino, sendo considerado, então, uma
reação as maneiras diversas de compreender as situações individuais e trabalhar
justamente com elas. A criatividade é a base primordial ao que se cobra do eixo
estruturante dos itinerários e, dessa forma, se torna imprescindível que, o
método pelo qual ela será introduzida nas escolas de Ensino Médio, seja
encarada como elaborada para atender as necessidades e expectativas dos
estudantes, solidificando a importância de engajamento e protagonismo
estudantil, como prediz o Diario Oficial da União, na Lei nº 1.432, de 28 de
dezembro de 2018 que confere os referenciais para a produção progressiva de
Itinerários na investigação científica, processos criatívos, mediação e
intervenção sociocultural e do empreendedorismo. Identificar em estudantes o
protagonismo que a escola reconsidera amplamente, conduz espaços de atividades
difundidas e fomentadas por professores, instituições e corporações,
objetificando o planejamento dos Itinerários como promissor reagente a formação
cidadã brasileira, em consonância ao que o sistema educacional brasileiro
corrobora em desejo de mudança desde os meados dos anos 90 (GERALDI, 2015) para
o sistema de estrutura da educação.
Youtube 2 Sessão 2 - 14/06/2021 19:00 - 21:00