CARLOS EDUARDO PASCOA ALVES

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras Português pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA (2018). Atualmente bolsista no Projeto de Laboratório de Ensino de Literatura O campo artístico-literário na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Ensino Médio (PROLAB/2021). Voluntário no Projeto de Iniciação Científica "Poesia de teor testemunhal na fronteira do sul e sudeste paraense: um mapeamento da produção literária e sua relação com a realidade social na região (2021). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/FAPESPA 2019) com o projeto: Documentação, Análise e Descrição da Língua Kyikatêjê da Aldeia Kôjakati, revitalização e manutenção linguística (2019). Ex-Diretor de Cultura no DCE-JR (2019-2020).

Itinerários Formativos: Processos criativos no Ensino Médio

O currículo do ensino médio sendo comportado não somente por orientações pedagógicas curriculares, confrontará, através de estratégias, uma organização curricular orgânica em parâmetros flexíveis, que agregam com amplitude o objetivo da Competência 6 (BRASIL, 2018). As 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular será uma bússola do que é, para que serve e para quem se direciona Itinerários Formativos. As dificuldades de profissionais da educação tange, dos muitos processos educacionais, os projetos de vida de cada aluno, o que vem contornando o desafio de conceder as unidades curriculares um caráter progressivo nas instituições de ensino, sendo considerado, então, uma reação as maneiras diversas de compreender as situações individuais e trabalhar justamente com elas. A criatividade é a base primordial ao que se cobra do eixo estruturante dos itinerários e, dessa forma, se torna imprescindível que, o método pelo qual ela será introduzida nas escolas de Ensino Médio, seja encarada como elaborada para atender as necessidades e expectativas dos estudantes, solidificando a importância de engajamento e protagonismo estudantil, como prediz o Diario Oficial da União, na Lei nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 que confere os referenciais para a produção progressiva de Itinerários na investigação científica, processos criatívos, mediação e intervenção sociocultural e do empreendedorismo. Identificar em estudantes o protagonismo que a escola reconsidera amplamente, conduz espaços de atividades difundidas e fomentadas por professores, instituições e corporações, objetificando o planejamento dos Itinerários como promissor reagente a formação cidadã brasileira, em consonância ao que o sistema educacional brasileiro corrobora em desejo de mudança desde os meados dos anos 90 (GERALDI, 2015) para o sistema de estrutura da educação.

Youtube 2   Sessão 2 - 14/06/2021 19:00 - 21:00