ANAIARA CRISTINA LIMA SILVA

Anaiara Cristina Lima Silva, estudante do curso de Letras- Português turma 2019, voluntária no Projeto de Laboratório de ensino de literatura (PROLAB) desde Março de 2021 e no podcast PALAFITA, desde Abril de 2021.

As competências gerais da BNCC: Uma reflexão sobre os desafios do educador

A sociedade é constantemente acometida por mudanças, com isso a educação precisa se reestruturar e se moldar aos modelos de juventudes que surgem através dessas mudanças. A BNCC como um documento que preconiza a promoção de aprendizagem para todos os tipos de juventudes, propõe que os modelos de currículos sejam orientados por meio de competências e habilidades ou seja o saber e o saber fazer. No entanto, o objetivo desta comunicação é compreender o “saber” (as dez competências gerais) que atuam como um dos fundamentos pedagógicos para o processo de aprendizagem do estudante que são aplicadas ao longo de toda educação básica, além de colocar em questão o papel do educador enquanto mediador do desenvolvimento. De acordo com a BNCC, é importante “requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível...” (BRASIL, 2018). Levando em consideração a educação atual do Brasil, o professor precisa passar por um processo de formação para compreenderas dez competências, para que assim esteja preparado para desenvolvê-las em sala. Tendo em vista que cada aluno tem sua individualidade uns dos desafios do professor é perceber através de métodos quando uma ou mais competências estão sendo desenvolvidas.

Youtube 2   Sessão 2 - 14/06/2021 19:00 - 21:00