Leitura Como Fruição: reflexões sobre a leitura literária na BNCC-EM
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge como proposta
de ensino no contexto do Brasil, um parâmetro
a ser utilizado dentro das escolas como base para guiar o ensino de modo geral.
Atualmente a BNCC está trabalhando na implementação do novo Ensino Médio, uma
reformulação no currículo escolar, assim como das percepções em torno dos
métodos educativos. Nesse contexto, todas as disciplinas escolares do Ensino
Médio estão sujeitas às novas perspectivas segundo a proposta da BNCC, com a
Literatura não seria diferente. Até os dias atuais muito se discute sobre a
importância da leitura e as funções da Literatura, muitas conclusões também
foram alcançadas, mas, de modo geral, podemos compreender que a experiência da
leitura de um material literário pode sim despertar o deleite ao leitor, mas
seria possível resumir essa experiência à somente esse aspecto? Ou mesmo defini-lo
como elemento mais importante durante o processo da leitura? Na presente
exposição oral buscaremos fazer reflexões sobre a perspectiva apresentada pela
BNCC na proposta do novo Ensino Médio, proposta essa que compreende a leitura
como método de fruição, ou seja, numa perspectiva voltada ao prazer do leitor.
Entendemos que o texto literário pode provocar o deleite do leitor, mas
principiaremos em investigar os aspectos, negativos e positivos, dessa linha de
pensamento.
Youtube 3 Sessão 3 - 21/06/2021 19:00 - 21:00