RUAN CARLOS GONCALVES COELHO

Estudante de Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Bolsista no PROLAB.

Leitura Como Fruição: reflexões sobre a leitura literária na BNCC-EM

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge como proposta de ensino no contexto do Brasil, um parâmetro a ser utilizado dentro das escolas como base para guiar o ensino de modo geral. Atualmente a BNCC está trabalhando na implementação do novo Ensino Médio, uma reformulação no currículo escolar, assim como das percepções em torno dos métodos educativos. Nesse contexto, todas as disciplinas escolares do Ensino Médio estão sujeitas às novas perspectivas segundo a proposta da BNCC, com a Literatura não seria diferente. Até os dias atuais muito se discute sobre a importância da leitura e as funções da Literatura, muitas conclusões também foram alcançadas, mas, de modo geral, podemos compreender que a experiência da leitura de um material literário pode sim despertar o deleite ao leitor, mas seria possível resumir essa experiência à somente esse aspecto? Ou mesmo defini-lo como elemento mais importante durante o processo da leitura? Na presente exposição oral buscaremos fazer reflexões sobre a perspectiva apresentada pela BNCC na proposta do novo Ensino Médio, proposta essa que compreende a leitura como método de fruição, ou seja, numa perspectiva voltada ao prazer do leitor. Entendemos que o texto literário pode provocar o deleite do leitor, mas principiaremos em investigar os aspectos, negativos e positivos, dessa linha de pensamento.

Youtube 3   Sessão 3 - 21/06/2021 19:00 - 21:00