MARCEL ALVARO DE AMORIM

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Foi Pesquisador Visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca, e realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ, atuando no Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT-IFRJ, e docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PIPGLA-UFRJ. É lider do Grupo de Pesquisas PLELL - Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas.

Conceitos de fruição e de leitor-fruidor na BNCC-EM

Com base na noção de currículo como uma arena de embates discursivos e a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin, a apresentação proposta tem por objetivo principal analisar de que modo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa/Literaturas compreende os conceitos de fruição e de leitor-fruidor. Com efeito, é minha intenção compreender como a ideia de leitura literária é proposta por esse documento oficial curricular.

Youtube 4   Sessão 4 - 28/06/2021 19:00 - 21:00