AMANDA LAIS JACOBSEN DE OLIVEIRA

É professora adjunta do magistério superior, na Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na cidade de Marabá-PA. Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco (2014), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2016) e doutorado em Letras pela mesma instituição (2021), como bolsista Capes. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura e interdisciplinaridade, literatura comparada, literaturas de língua inglesa.

O fenômeno da bruxaria e suas interpretações no tempo

Esta apresentação pretende questionar os lugares de análise adquiridos pela categoria de gênero nas últimas décadas, mais precisamente no contexto da historiografia e das representações literárias, cinematográficas e/ou televisas, nas quais a figura da bruxa tem papel central. Ao propor relacionar essa categoria junto ao fenômeno de caça às bruxas, busca-se refletir como as teorias e conceitos referentes às relações de gênero e sexualidade podem ser operacionalizados para a compreensão não apenas desse fenômeno, mas, também, para o entendimento dos lugares ocupados pelo arquétipo da bruxa nos mais distintos contextos históricos e culturais.