imagemEvento
Tipo do Evento: ENCONTRO
Período do Evento: 04/12/2017 a 06/12/2017 (Evento encerrado)
Sobre:
O 2º Encontro Araguaiense de Matemática (EAM) é um evento de caráter científico, promovido por alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da  Universidade  Federal  do  Sul  e  Sudeste  do  Pará  (Unifesspa).  Em sua primeira edição, o EAM teve como tema geral “Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática” e foi realizado na cidade de Santana do Araguaia - PA, nos dias 05 e 06 de Novembro de 2015. O objetivo principal deste evento é promover discussões acerca dos conhecimentos matemáticos gerados na Área das Ciências Exatas. Neste sentido, a perspectiva é envolver estudantes professores e demais profissionais do ensino superior, médio e fundamental, em atividades correlatas com a Matemática, através de minicursos, palestras, mesas-redondas, apresentação oral de produções científicas e de pôsteres, dentre outros atividades de cunho acadêmico. Neste Segundo Encontro, traremos as discussões científicas sobre a Matemática enquanto ciência de pesquisa, suas discussões no campo educacional que perpassam sobre suas linguagens.

Palestrantes Confirmados:

Prof. Esp. Rennan Alberto dos Santos Barroso:

Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Maranhão. Vinculado a Unidade Regional de Educação de Balsas-MA. Professor da Universidade Vale do Acaraú ( UVA-Polo Balsas). Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP-UEPA) Pós-graduando em Neurociências, deficiências Múltiplas e Surdo Cegueira (PROMINAS). Póa-graduando em Alfabetização e Letramento (PROMINAS) Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Graduado do curso de Licenciatura Plena em Letras - LIBRAS pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tradutor e intérprete de LIBRAS. Tenho experiência na área de Língua Portuguesa, LIBRAS, Educação Especial, Alfabetização de Jovens e Adultos, Contação de História para alunos Surdos.

Prof. Me. Thiago Beirigo Lopes:

É Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq.

Prof. Dr. Manolo Rodriguez Heredia:

Possui graduação em "Ingenieria Matemática" (Bacharelado em Matemática) pela Universidad Mayor de San Simon (2010) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial. Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2017), trabalha na área de Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos Métodos de Pontos Interiores para problemas de grande porte. Atualmente é professor e Diretor Adjunto do Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Profª Drª Suene Bernardes dos Santos:

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (2007) (2012) e (2014), respectivamente. Realizou estágio de Doutorado sanduíche no Instituto Tecnológico Nuclear (ITN), Lisboa/Portugal, atuando em análises de materiais biológicos pelas técnicas PIXE e ICP-MS (2009). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física aplicada, atuando principalmente na análise de elementos majoritários e traços em materiais biológicos, ambientais e no estudo de bens culturais. Foi docente designada da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) campus de Frutal e campus de Ituiutaba, docente substituta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro do colegiado do curso de Sistemas de Informação da UEMG. Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus de Santana do Araguaia. Palavras chave: água, bens culturais, soro, sangue, HIV, melanoma, EDXRF, PIXE, ICP-MS e HR-ICPMS.

Profª Drª Cecilia Orellana Castro:

Possui graduação em Matematica - Universidad Mayor de San Simon (2011), titulo revalidado como Bacharela em Matemática pela Unicamp. Obteve o grau de mestre em Matemática com ênfase em Geometria Diferencial pela Universidade Federal Fluminense (2013) contando com o apoio financeiro da CAPES. Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2017) com apoio financeiro da CNPq. Trabalha na área de Pesquisa Operacional, com ênfase em Programação Linear, Não-Linear, atuando principalmente nos métodos de pontos interiores e o desenvolvimento de precondicionadores eficientes. Atualmente é professora e coordendora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Profª Esp. Manoella Gonçalves Bazzo:

Identifica-se profundamente com a área educacional e particularmente pelos estudos da língua, no campo da Socioliolinguística, especialmente, nos aspectos fonético e fonológicos. Formada em Letras (2012) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Normal Superior (2008) pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).

Apoio/Patrocínio:

Apoio/Patrocino

SIGEventos | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2017 - UNIFESSPA - araca.unifesspa.edu.br v3.5.0