Gênero e Diversidade Sexual
Tipo do Evento: CURSO
Período do Evento: 05/09/2018 a 17/09/2018 (Evento encerrado)
CURSO DE EXTENSÃO: GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL - NUADE/PDTSA

Docentes: Dr. Jerônimo da Silva e Silva;
Drª Idelma Santiago da Silva;
Dr. Agenor Sarraf Pacheco;
Dr. Reginaldo Cerqueira

JUSTIFICATIVA:

Neste segundo semestre de 2018, o Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, em parceria com o Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade estão propondo uma versão expandida da disciplina de “Amazônia: Imaginários, Discursos e Colonialidade”. A partir dos temas que compõe o ementário da disciplina, o curso terá como objetivo discutir de forma crítica e interdisciplinar os estudos de gênero e diversidade sexual.

As abordagens dessas experiências no recorte amazônico serão analisadas à luz de outros contextos históricos e geográficos, valorizando a interculturalidade e desnudando o exercício de estudos comparados. Sublinhamos a ação dessa tarefa porque compreendemos que o olhar de outros povos ou grupos sociais sobre o tema podem nos ajudar a cultivar o estranhamento e distanciamento necessário para problematizar nossos próprios valores, ampliando a assertiva de que nossas cosmovisões podem ser igualmente questionadas ante outras perspectivas, isto é, no sentido de reconhecer que tais relações, longe de nos separarem enquanto cidadãos, podem ser a fortaleza do respeito e da cidadania.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, almejando cumprir seu papel como instituição comprometida com o amadurecimento das práticas democráticas, tanto nas atividades de pesquisa como nas ações de extensão, não negligencia a sua tarefa de estimular o debate com diversos setores da sociedade. Assim, e em consonância com os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), ao preconizar no Título 1, Artigo 1º que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”, não se esquiva de exercer um canal de interlocução para ampliar o debate sobre gênero e diversidade sexual, pois ainda que haja tantas divergências em torno de costumes e valorações religiosas, há de se reconhecer que a referida temática jamais poderá ser descolada das práticas educacionais e do próprio cotidiano  da vida humana.

Objetivos:

• Apresentar os conceitos de gênero, família, filiação, reprodução e sexualidade;

•  Analisar desdobramentos sobre relações de gênero nas sociedades: feminilidades, masculinidades em diferentes contextos culturais;

• Compreender a intersecção de gênero, raça e cultura em abordagens Decoloniais;

•  Discutir as relações entre violência, dignidade humana e direito na sociedade brasileira;

• Visibilizar o diálogo entre arte, gênero e sexualidade;

Público Alvo:

• Acadêmicos, docentes e Técnicos; profissionais da Educação Básica; sociedade em geral

SIGEventos | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2018 - UNIFESSPA - araca.unifesspa.edu.br v3.5.6