Event Type: SEMINÁRIO
Event Period: Jun 12, 2019 a Jun 12, 2019 (Evento encerrado)

Parte I

Estágio como Pesquisa

9h00 – Palestras

- “Anpuh, militância e formação docente” Prof. Dr Francivaldo Alves Nunes (UFPA/Presidente da Anpuh-PA)

- “Pesquisa como Estágio na FAHIST”. Prof. Dr Carlo Guimarães Monti (UNIFESSPA/Coord. de Estágio e do Laboratório de Ensino - LEEPH/FAHIST)

“O estágio supervisionado e a regência” Profa. Maria Raimunda Santana Fonte (SEMED/SEDUC)

- “Licenciatura e formação de professores: práticas pedagógicas na FAHIST de Marabá”. Prof. Dr Geovanni Gomes Cabral (UNIFESSPA/FAHIST)

- “Mestrado Profissional em História e a formação continuada de professores. Prof. Dr José do Espírito Santo Dias Júnior (UFPA/Coord. Profhistoria).

"Profhistoria e a política de bolsas do governo do Pará". Profa Dra. Edilza Fontes (UFPA/Profhistoria)

12h – Intervalo – Exposição de fotos: “Vistas sobre a prática de estágio” (Local: Entrada do anfiteatro)

Parte II

Pesquisa como Estágio

13h30 às 14h50 – Núcleo I – Estágio e educação para as relações étnico-raciais. Debatedores: Profas.: Dra. Valéria Moreira de Melo (FAHIST) e Dra. Maria Clara Sampaio (FAHIST).

Discentes:

- LUANA SANTANA DA SILVEIRA – Interculturalidade como possibilidade de aplicação da lei 11.654/08

- JULIANA ALVES DE SOUZA - Estratégias de ensino e a lei, 11.654/08: estágio supervisionado em história

- NILQUEVERSON SILVA LIMA - Roda de conversa com indígenas do sudeste do Pará

- RAQUEL TEIXEIRA SANTOS VIDAL - Personalidades Negros

- LOURRANA DOS SANTOS GONCALVES – Personagens Negros: mostra teatral

- NAYANNA SAMYLLE SILVA SOUSA - Pensando a educação étnico-racial: Abyomi

14h50 às 16h30 – Núcleo II – Estágio e o uso de fontes históricas em sala de aula. Debatedores: Prof/s. Dr Carlo Guimarães Monti (FAHIST) e Dr José do Espírito Santo Dias Júnior (UFPA/Profhistoria).

Discentes:

- ANDREZA SOUSA e JOSIEL SILVA - Diálogos históricos: analisando e produzindo cartas em sala de aula

- MARITI SOUSA MOTA e LIZANDRA SILVA CRUZ - Jogos da memória no ensino de história ambiental

- JOAO DAMASCENO DE QUEIROZ – A história de Marabá através da fotografia

- JONILDO SOUSA PINTO - Documentos arquivísticos para a preservação da memória escolar

- ADILA ALVES VITAL - O uso da fotografia como resgate da memória local

16h15 – 18h00 – Núcleo III – Estágio supervisionado, questões de gênero e educação. Debatedores: Profa Dra. Idelma Santiago da Silva (UNIFESSPA/Vice-reitora) e Prof. Dr Francivaldo Alves Nunes (UFPA/Presidente da Anpuh-PA)

- AMANDA JACQUELINE VIEIRA DOS SANTOS – Olhares sobre a folha 33

- MARIA ORLANDA NOGUEIRA SANTOS - A Atuação das mulheres no legislativo brasileiro

- NATANAEL SANTOS - Metodologia virtuosos e estratégia positivas de ensino produzidas em sala de aula

- EDUARDO NUNES DA SILVA - Reflexões sobre gênero e sexualidade na escola

- ANDREY DOS SANTOS REIS - Uma visão extensionista do estágio supervisionado

Parte III

Ensino de história e o PIBID

19h00 Mesa redonda. Mediador: Prof Dra  Karla L. Rascke (FAHIST/UNIFESSPA)

Desafios com o ensino de história e a experiência com o Pibid em tempos de crise” – Profa Edileuza dos Santos Andrade.

- “PIBID e as múltiplas realidades da escola” Prof. Dr Adilson Brito (UFPA)

- “Aprender a ensinar história: diálogos, limites e possibilidades a partir das experiencias do PIBID/FAHIST/UNIFESSPA)” Prof. Dr Erinaldo Vicente Cavalcanti (Coord. Pibid/FAHIST/Capes)

Sponsors and Supporters:

SIGEventos | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2019 - UNIFESSPA - araca.unifesspa.edu.br v3.6.0