Tipo do Evento: ENCONTRO
Período do Evento: 08/06/2018 a 09/06/2018 (Evento encerrado)

certificados disponíveis

(para baixar entre com a sua senha de cadastro no sistema sigeventos)

OBS.1: caso haja algum problema no acesso aos certificados, entrar em contato pelo e-mail: gpedsurdos.unifesspa@gmail.com

OBS.2: anais em processo de organização

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO no evento e Participação nos Anais (Abaixo)

horários das apresentações  de trabalhos - Comunicações, minicursos e oficinas - na aba extra

O I ENCONTRO DO GPES O GPES - Grupo de Pesquisas em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores, acontecerá em 08 e 09 de junho de 2018 em Marabá, com o Tema: Panorama da Educação de Surdos no Sul e Sudeste Paraense.

O GPES tem pesquisadores professores e discentes da Unifesspa, bem como professores da educação básica, realizando pesquisas em diversos municípios do sul e sudeste do Pará, para fazer um panorama de como está acontecendo a educação de surdos nesta região. O evento pretende, pois, apresentar os resultados finais ou parciais dessas pesquisas, bem como abrir espaço para que outros pesquisadores externos ao grupo possam também apresentar trabalhos, contribuindo para a reflexão, produção e socialização de conhecimentos sobre a inclusão educacional das pessoas com surdez.

TRABALHOS APROVADOS

Comunicação Oral

• GRUPO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE SURDOS–GPES: Panorama da Educação de surdos no sul e sudeste paraense - Autoras: Ana Paula dos Santos Silva, Francisca Maria Cerqueira da Silva, Paula Saldânia Rocha de Souza, Simone Gomes dos Santos, Valmária Borges Martins

• A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM SURDEZ: DAS PROPOSTAS LEGAIS À PRÁTICA COTIDIANA - Autoras: Jaquilene Souza da Silva, Vanja Elizabeth Sousa Costa

• MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA NO AEE: ALGUNS APONTAMENTOS - Autor: Adriano Aparecido da Silva, Walber Christiano Lima da Costa

• LETRAMENTO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: A LIBRAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COMO L3 PARA SURDOS - Autores: Gideão da Silva Nascimento dos Santos, Francisca Maria Cerqueira da Silva

• RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS - Autores: Walber Christiano Lima Da Costa, Valdineia Rodrigues Lima, Carla Cristina Coelho Carvalho.

• BILINGUISMO: O QUE DIZEM ALGUNS PROFESSORES DE SURDOS? - Autores: Walber Christiano Lima da Costa, Rennan Alberto dos Santos Barroso.

• PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS NA UFPA - Autoras: Waldma Maira Menezes de Oliveira, Raphaella Duarte Cavalcante Lopes

• EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: A ESCOLA DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO INDENTÁRIA DOS EDUCANDOS SURDOS - Autoras: Waldma Maira Menezes de Oliveira, Aline Corrêa Barros da Costa, Renata Ferreira Siqueira, Thaianny Cristine Dias Valente

• VEREDAS NA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL: FUNÇÃO TÉCNICA OU PEDAGÓGICA? - Autoras: Waldma Maira Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira

MINICURSOS E OFICINAS