[ATIVIDADE] Exame de Nivelamento de 11/04/2024 a 12/04/2024

EXAME DE NIVELAMENTO DE LÍNGUA INGLESA

EDITAL Nº. 002/2024

1. DO OBJETO

1.1. O presente edital tem como objeto o Exame de Proficiência em Língua Inglesa para estudantes de Graduação da FALET em Instituições de Ensino Superior (IES) que aceitam o Exame de Proficiência certificado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

1.2. Este Exame de Proficiência é registrado junto à Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET).

2. DO PÚBLICO ALVO

2.1. Candidatos ou estudantes do Curso de Letras -Inglês que tenham a finalidade de creditar as disciplinas de ILET01001 LABORATÓRIO DE LÍNGUA INGLESA - 136h, ILET01005 LABORATÓRIO DE LÍNGUA INGLESA II - 136h, ILET01009 LABORATÓRIO DE LÍNGUA INGLESA III - 136h.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, através do Sigeventos  Unifesspa.

3.2. As inscrições para cada oferta do Exame estarão disponíveis enquanto houver disponibilidade de vagas.

3.3. No ato da inscrição, o candidato deverá realizar nas datas 20 de março de 2024 a 10 de abril de 2024, local isolado e sem a presença de terceiros.

3.4. Após realizada a inscrição no Sigeventos, o candidato deverá comparecer na atividade.

3.5 É de inteira responsabilidade do candidato verificar os dados informados na inscrição.

3.6 Para efeitos de identificação, os únicos documentos aceitos serão:

■ Registro Geral ou Carteira expedida pela Secretaria de Segurança Pública, por Comando Militar, por Instituto de Identificação, por Corpo de Bombeiros Militares ou por órgão fiscalizador (ordem, conselho, etc.);

■ Passaporte;

■ Carteira funcional expedida por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade;

■ Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

4. DAS PROVAS

4.1. As provas serão realizadas em ambiente virtual (online) no aplicativo do EnglishScore na data e horário escolhidos pelo candidato no ato da inscrição. EnglishScore está correlacionada ao padrão internacional Common European Framework of Reference for Languages (CEFR).

4.2. No que se refere ao seu equipamento, o candidato:

■ Deverá utilizar um dos sistemas operacionais que o aplicativo requer.

■ Deverá acessar o ambiente virtual com antecedência e realizar a simulação para garantir que seu equipamento seja compatível.

4.3. O candidato deverá acessar o endereço http://sigeventos.unifesspa.edu.br/ localizar este edital e acessar a Área do Candidato para ingressar no ambiente virtual. Caso contrário, o candidato que não poderá fazer a prova e será eliminado do certame.

4.4. Antes da realização da prova, efetivamente, o candidato deverá realizar uma simulação. O objetivo é garantir que o equipamento do candidato esteja configurado adequadamente. Esta simulação é a oportunidade do candidato se familiarizar com a plataforma antes da realização da prova efetivamente.

4.5. O exame terá duração máxima de 3:30h.

4.6. A prova será o Teste de Proficiência do English Score, no link https://www.englishscore.com/, o candidato deve atentar para as seguintes regras:

■ A câmera (webcam) deverá gravar o candidato de frente durante toda a prova.

■ O rosto do candidato deverá ficar visível durante toda a prova.

■ O candidato deverá estar em um ambiente isolado (se possível, fechado) e bem iluminado.

■ O candidato deverá ser a única pessoa presente neste ambiente e incluir no final do teste o código "BR-UNIFESSPA-CODE”.

4.13. A prova é constituída de testes de gramática, fala, vocabulário, leitura e compreensão auditiva.

5. DOS RESULTADOS

5.1. O resultado do Exame será disponibilizado no endereço http://sigeventos.unifesspa.edu.br/, na Área do Candidato, no dia seguinte corrido após a realização da prova.

5.2. Nesse caso, o prazo mais curto para resultado e entrega do certificado será de 2 (dois) dias corridos após a realização da prova. A título de exemplo, caso as provas sejam realizadas na terça-feira, os resultados/certificados serão disponibilizados na quinta-feira da mesma semana; caso as provas sejam realizadas na quarta-feira, os resultados/certificados serão disponibilizados na sexta-feira da mesma semana.

6. DOS CERTIFICADOS

6.1. Serão emitidos certificados para os candidatos que obtiverem aproveitamento do nível adquirido.

6.2. Os certificados serão disponibilizados, exclusivamente, na Área do Candidato no dia do resultado do Exame.

7. DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS

7.1. O candidato é o único responsável pelos dados inseridos no sistema informatizado em https:// http://sigeventos.unifesspa.edu.br/.

7.2. O candidato tem o dever de conhecer e seguir as exigências deste Edital e as instruções constantes no sistema de realização de prova virtual.

7.3. O candidato que precisar de atendimento diferenciado para prestar o Exame deverá informar, por meio do e-mail falet@unifesspa.edu.br, qual a sua necessidade, apresentando o respectivo laudo médico, se for o caso, e será atendido conforme disposto na legislação vigente, obedecidos os critérios de viabilidade e razoabilidade.

7.4. Será utilizado, como parâmetro para os horários previstos neste edital, o horário oficial de Brasília.

7.5. Qualquer alteração neste edital será comunicada ao candidato, via e-mail, informado no formulário eletrônico de inscrição, com até 24 horas de antecedência da data prevista para a realização do Exame.

7.6. Os casos não previstos neste edital serão dirimidos pela coordenação do certame. As solicitações deverão ser feitas por meio do e-mail falet@unifesspa.edu.br