Principal

[EXIBIÇÃO E DEBATE] Debate sobre o documentário "Maria e Zé Cláudio: segue viva a luta pela floresta viva!" de 19/08/2022 a 19/08/2022

Exibição e debate sobre o documentário intitulado: "Maria e Zé Cláudio: segue viva a luta pela floresta viva!"

Na sexta-feira (19/08), o FIA CineFront chega à São Félix do Xingu, com o filme Maria e Zé Claudio (2022), com exibição no auditório do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/UNIFESSPA), às 19h, seguida do debate sobre "“A Luta pela Terra na Amazônia Oriental:  Legados e Conquistas”, com a participação do Padre Danilo (CPT do Alto Xingu), do Professor Cristiano Bento (IEX/UNIFESSPA), do Professor Wallace Beiroz (IEX/UNIFESSPA) e de Lenice Divina – Agricultora e Estudante de Ciências Biológicas (IEX/UNIFESSPA).

Ano: 2022

Produção e Pesquisa: Fabio Oliveira

Direção: Evandro Medeiros.

Direção de Fotografia: Alexandra Duarte.

Estado: Pará

Duração: 1h10min

Sinopse: Documentário sobre a história de vida e luta e o legado dos ambientalistas Maria do Espírito Santo Silva e José Claudio Ribeiro, mortos por pistoleiros a mando de fazendeiros, em maio de 2011, devido suas denúncias contra desmatamento e retirada ilegal madeira do Assentamento Agroextrativista Praialta-Piranheira em que moravam, no município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, Amazônia. Após 10 anos do assassinato, familiares de Maria e Zé Claudio e testemunhas do caso, seguiram sofrendo ameaças contra suas vidas e intimidações para que deixassem o assentamento onde vivem. Mesmo assim, os familiares de Maria e Zé Claudio permaneceram na terra, transformaram a residência do casal numa espécie de museu-fundação que leva seus nomes, organizaram sistema de produção agroecológico e seguiram mobilizando a luta por justiça, contra a violência no campo e em defesa da floresta viva, desde onde habita a gigantesca castanheira que os ambientalistas batizaram com nome de Majestade, um símbolo da presença viva de Maria e Zé Claudio.

Obra financiada pelo Edital de Audiovisual Aldir Blanc Pará, promovido pela Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Pará (Secult).