Principal

A exploração dos recursos naturais devido ao desenvolvimento econômico e industrial insustentável  tem reduzido a quantidade e qualidade dos recursos disponíveis nos ecossistemas, o que está levando a uma perda da biodiversidade. Entre os fatores que mais ameaçam a biodiversidade, destacam-se as mudanças globais, tal como as alterações climáticas e a contaminação química. Tradicionalmente, ambos fatores têm sido tratados de maneira isolada; porém, recentemente, se está observando que quando um ecossistema sofre algumas mudanças nos fatores ambientais (por exemplo: salinidade e temperatura), associado a um incremento da contaminação, a homeostases fisiológica e o nicho ecológico das espécies devem ver-se afetados, tornando-as mais vulneráveis às mudanças globais. Essa interação tem gerado a necessidade de integrar os estudos ecotoxicológicos dentro dos cenários de mudanças globais, de modo a melhorar nossa compreensão da ameaça que estes fatores supõe quando atuam em conjunto.

O I Encontro ConBio - Mudanças Climáticas e Desequilíbrio Ambiental tem como objetivo discutir os problemas associados à sinergia entre os fatores relacionados às mudanças ambientais e o aumento da contaminação. O evento constará de duas partes, uma sessão teórica de 10 horas, que contará com a participação de pesquisadores do Brasil e de Portugal, e uma sessão prática de 8 horas, que será realizada em laboratório.

Este evento está sendo desenvolvido no âmbito do projeto ConBio, que conta com a participação de 25 pesquisadores de diferentes países (Brasil, Costa Rica, Equador, Guatemala, Espanha e Portugal), com ampla experiência nos estudos ambientais e ecotoxicológicos. Mais informação pode ser encontrada na página www.conbio.csic.es