4. Referências:

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

FOUCAULT, Michel. V- Direito de morte e poder sobre vida. In: História da sexualidade I: A vontade de saber, tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.

LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Tradução de Vera Whately. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 935-952, set-dez. 2014

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, n. 2, jul./dez. 1995, pp. 71-99.

SILVA, Jerônimo Silva; CERQUEIRA, Reginaldo (Orgs.). Gênero e diversidade sexual: entre histórias, lugares e práticas de liberdade. Marabá, PA: Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade; Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 2019.