JERONIMO DA SILVA E SILVA

Doutor em Antropologia (PPGA/UFPA, 2014), Pós-doutorado (2016-2018) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Atua nos temas: Encantaria Amazônica (Rezadeiras, Parteiras, Pajés, Mães e Pais de Santo, Exorcistas), Narrativas Orais, Cristianismos, Cosmologias Africanas e Indígenas - Afroindígenas. Dedica-se nos últimos tempos também ao estudo de Memórias no âmbito da Educação do Campo, Campesinato e Movimentos Sociais na Amazônia Oriental. Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Lotado no Instituto de Ciências Humanas - Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO). Na condição de Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/UNIFESSPA) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/UNIFESSPA) tem discutido Interdisciplinaridade, Epistemologia, Antropologia Filosófica e Interculturalidade. Em regime de colaboração ingressou no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar Indígena (UEPA/UNIFESSPA/UFPA/UFOPA). Exerce liderança compartilhada no Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq/UFPA) e é líder do Grupo de Pesquisa LEBARA - Conversações Epistemológicas.

GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL

Discutir em perspectiva interdisciplinar os estudos de gênero e diversidade sexual.

A produção da sexualidade em distintos contextos históricos. A constituição da moralidade sexual no ocidente: o prazer, o corpo e o interdito. Gênero, raça e classe na sociedade brasileira. Emancipação e conservadorismo nos povos do campo.