EUDES ANDRE LEOPOLDO DE SOUZA

Professor Adjunto do Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FCH/IETU/Unifesspa). Professor Permanente dos Mestrados Acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano da Amazônia (PPGPAM/Unifesspa). Pós-doutor em Geografia Regional pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Gerpe - Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço (FCH/Ietu/Unifesspa). Pesquisador Fundador e Permanente do Observatório Latino-americano de Pesquisas sobre Questões Regionais (RegionAL). É um dos organizadores dos livros “Por uma nova geografia regional” e “A produção do espaço urbano e regional na Amazônia”. Atua na área de Geografia Humana, Teoria e Método em Geografia, Geografia Urbana e Geografia Regional, com ênfase nos seguintes temas: teoria regional, cidades na fronteira, metropolização regional, financeirização da produção do espaço, planejamento urbano e regional, representações e relações de poder.

Produção do espaço e planejamento urbano e regional: o ordenamento territorial das cidades do Sul e Sudeste do Pará

- O Estado e a produção do espaço urbano e regional
- Os desafios e limites do Estatuto da Cidade e do Estatuto da Metrópole
- A construção dos planos diretores nas cidades da fronteira