Principal
O II Encontro de Projetos de Ensino,
Pesquisa e Extensão (II Epepe) do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) este ano traz como tema Educação e
responsabilidade social: construindo valores de cidadania e sustentabilidade.
O evento acontecerá entre os dias 11 a 15 de julho de 2022 e consiste no
desenvolvimento de apresentações de seminários das atividades realizadas
no âmbito dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no IEA.
O II Epepe evidencia o comprometimento
com o processo de desenvolvimento político-pedagógico da instituição e com o
desenvolvimento dos municípios de Santana do Araguaia, Santa Maria das
Barreiras, Cumaru do Norte, Redenção, Rio Maria, Canaã dos Carajás,
Eldorado dos Carajás e Almeirim, por meio do compromisso com uma educação de
qualidade e de projetos que visem, a partir do trabalho científico, repensar
práticas e promover a melhoria da qualidade de vida da população local,
regional e nacional de forma sustentável, fortalecendo os laços educativos,
sociais, ambientais e econômicos entre a universidade e a sociedade em geral.
Título | Data Início | Data Fim |
---|---|---|
A criação do CREA-PA e as profissões ligadas a ele | 13/07/2022 | 13/07/2022 |
A criação do CREA-PA e as profissões ligadas a ele |
||
Atuações do engenheiro de estruturas no mercado de trabalho | 13/07/2022 | 13/07/2022 |
Atuações do engenheiro |
||
Código de ética profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia do sistema CONFEA/CREA | 13/07/2022 | 13/07/2022 |
Apresentar aos estudantes o CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA do sistema CONFEA/CREA, código aprovado pela Resolução 1.002/02 do CONFEA, que trata dos fundamentos éticos e as condutas necessárias a boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Agronomia, da Geociências, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais. |
||
Das políticas em educação especial às práticas pedagógicas inclusivas | 12/07/2022 | 12/07/2022 |
Políticas de educação especial |
||
Educação Ambiental e as perspectivas da implantação do programa Cidade Limpa em Santana do Araguaia - PA | 12/07/2022 | 12/07/2022 |
A palestra irá aborda como o programa Cidade limpa gera sustentabilidade e o impacto social sobre a cooperativa de Reciclagem Vida Nova do município de Santana do Araguaia. |
||
Educação matemática e inclusiva: um campo de estudo | 12/07/2022 | 12/07/2022 |
A palestra tem por objetivo debater pesquisas sobre o campo de estudo Educação Matemática Inclusiva, ou seja, para todos |
||
Instituto Black Jaguar | 13/07/2022 | 13/07/2022 |
Instituto Black Jaguar |
||
O papel social do profissional das engenharias e arquitetura | 12/07/2022 | 12/07/2022 |
A atividade irá abordar de forma geral como o profissional habilitado nas áreas das engenharias. agrárias e arquiteturas podem atuar com grupos de diversas esferas sociais e apresentação de casos.
|
||
Planejamento urbano para pequenos e médios municípios da região norte: a experiência do Plano Diretor Participativo de Redenção-PA | 14/07/2022 | 14/07/2022 |
- Planejamento Urbano no Brasil atualmente; - Especificidades dos pequenos e médios municípios em contraposição ao Estatuto das Cidades; - Considerações metodológicas do processo de revisão/elaboração de PDs; - Leitura Técnica e Leitura Comunitária no PD de Redenção; - Produtos e resultados; - Considerações gerais.
|
||
Produção do espaço e planejamento urbano e regional: o ordenamento territorial das cidades do Sul e Sudeste do Pará | 14/07/2022 | 14/07/2022 |
- O Estado e a produção do espaço urbano e regional - Os desafios e limites do Estatuto da Cidade e do Estatuto da Metrópole - A construção dos planos diretores nas cidades da fronteira - A necessidade da descoberta das particularidades da relação urbano e regional na cidade para o ordenamento territorial urbano - Para além do planejamento urbano
|
||
Sustentabilidade: importância do reflorestamento | 11/07/2022 | 11/07/2022 |
Discutir sobre a sustentabilidade e a importância do reflorestamento
|
||
Terminei meu curso de matemática, e agora, o que fazer? : Caminhos possíveis para uma formação continuada | 12/07/2022 | 12/07/2022 |
Muitos alunos da licenciatura ao concluírem seu curso não têm conhecimento claro sobre suas possibilidades para uma formação continuada (Mestrado Doutorado e formações complementares), assim, clarear estas possibilidades, é o objetivo maior desta palestra.
|