Cronograma

11/04 - AULA 1

ALMEIDA, Silvio. Raça e racismo; Racismo e ideologia. In:____ O que é racismo estrutural​. Belo Horizonte: Letramento, 2019, p. 17-63. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1BxRw-qr8NUFXtA_ZLg5BfgUcN9Vow3-0/view?usp=share_link

SILVA, Tarcizio. Racismo Algorítmico em Plataformas Digitais: microagressões e discriminação em código. Comunidades, algoritmos e ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos, p. 121-135, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1c1CrTmVciW5Z8cZMPk3pCyiYmAnqwLR2/view?usp=sharing


13/04 - AULA 2

AKOTIRENE, Carla. Vamos pensar direito: interseccionalidade e as mulheres negras. In:____ O que é interseccionalidade​. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019, p. 34-43. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1154/o/Interseccionalidade_(Feminismos_Plurais)_-_Carla_Akotirene.pdf?1599239359 

CRENSHAW, Kimberle. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas. Ano 10 vol. 1, p. 171–188, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&lang=pt 


18/04 - AULA 3

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. O que é interseccionalidade? In:____ Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021, p. 15-49. Disponível em: http://www.ser.puc-rio.br/2_COLLINS.pdf 


20/04 - AULA 4

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação & Realidade, v. 25, n. 2, 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46833/29119

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista estudos feministas, v. 9, p. 541-553, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/64NPxWpgVkT9BXvLXvTvHMr/?lang=pt&format=pdf


25/04 - AULA 5

ARTICULAÇÃO NACIONAL DAS MULHERES INDÍGENAS GUERREIRAS DA ANCESTRALIDADE. Carta das Primeiras Brasileiras. Disponível em: https://anmiga.org/carta-das-primeiras-brasileiras/

ARTICULAÇÃO NACIONAL DAS MULHERES INDÍGENAS GUERREIRAS DA ANCESTRALIDADE. MANIFESTO REFLORESTAR MENTES: Reflorestar mentes de sonhos, afetos, soma, solidariedade, ancestralidade, coletividade e história. Disponível em: https://anmiga.org/manifesto-reflorestarmentes-reflorestarmentes-de-sonhos-afetos-soma-solidariedade-ancestralidade-coletividade-e-historia/

MILANEZ, Felipe et al. Existência e diferença: o racismo contra os povos indígenas. Revista Direito e Práxis, v. 10, p. 2161-2181, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdp/a/3SxDNnSRRkLbfh3qVFtmBDx/


27/04 - AULA 6

Participação do professor Jerônimo Silva. SILVA, Jerônimo. O encontro com a aldeia dos comedores de cabeça na Amazônia Oriental brasileira (intróito). In: SILVA et al, Jerônimo. ‘Balbúrdia’ Democracia e Inclusão Social: Experiências da diversidade em tempos de crise. Marabá: Nepan, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1q8jKOoTgG_2wxTnsfLqYOktsa4M6k3Gf/view?usp=shar e_link


04/05 - AULA 7

Participação da professora Mirian Cristina dos Santos.

EVARISTO, Conceição. Maria. In:___. Olhos d’água. disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/24-textos-das-autoras/925-conceicao-evaristo-maria

KILOMBA, Grada. Dizendo o indizível: definindo racismo; Racismo genderizado. In:____ Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogá, 2019, p.  71-109. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/MEMORIAS_DA_PLANTACAO_-_EPISODIOS_DE_RAC_1_GRADA.pdf 


09/05 - AULA 8

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p.17-37. Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2017/08/butler-problemas-do-gecc82nero.pdf


SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721/40667


11/05 - AULA 9

PAULILO, Maria Ignez. O peso do trabalho leve. Revista Ciência Hoje, n. 28, s./p., 1987. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1416/opesodotrabalholeve.pdf


16/05 - AULA 10

CONNEL, Robert; MESSERSCHMIDT, James; FERNANDES, Felipe Bruno Martins. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos Feministas, v. 21, n. 01, p. 241-282, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/cPBKdXV63LVw75GrVvH39NC/

HEILMAN, Brian; BARKER, Gary; HARRISON, Alexander. La caja de la masculinidade: un estudio sobre lo que significa ser hombre joven en Estados Unidos, el Reino Unido y México. Washington/Londres: PROMUNDO/AXE, 2017. Disponível em: https://www.equimundo.org/wp-content/uploads/2017/03/PRO17003_report_ES_007.pdf


18/05 - AULA 11

Participação da professora Flávia Lisbôa. LISBÔA, Flávia Marinho. Decolonialidade e interseccionalidade na Amazônia: a luta contra um padrão neoliberal que aniquila possibilidades de existência. In: SOUSA, Girlian Silva de et al (Orgs). Vozes afroamazônidas: entre rios, terras e afetos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, p. 160-179. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/vozes-afroamazonicas