Principal

[SEMANA ACADÊMICA] I SEMANA VIRTUAL DA GEOLOGIA UNIFESSPA de 17/05/2021 a 21/05/2021

A I SEMANA VIRTUAL DA GEOLOGIA UNIFESSPA vai ser um evento 100% online, distribuído em palestras, mesas redondas e minicursos voltadas para a comunidade acadêmica da UNIFESSPA e também aos demais interessados nos temas apresentados, a intenção é que as ações desenvolvidas permitam disseminar o conhecimento sobre os conteúdo diversos temas da geologia, com uma programação bem diversificada e com conteúdo diferenciado, incluindo a participação de egressos do curso como palestrantes e ministrantes.

A Semana é uma realização do Centro Acadêmico da Geologia, em conjunto com a Prospector Jr. (Empresa Jr. de geologia), com apoio dos docentes da FAGEO.

O evento ocorrerá durante uma semana e terá uma taxa simbólica, que será usada para custear despesas da Prospector Jr e do CA, que passam por um momento difícil por conta da pandemia do Corona Vírus, além disso, parte do valor será revertido para a compra de cestas básicas para ajudar pessoas necessitada. As inscrições serão realizadas pelo Sigeventos da Unifesspa e ao final do evento, os  inscritos que acompanharem pelo menos 75% do evento terão acesso a certificação de participação e de participação nos minicursos em que se inscreverem.

CRONOGRAMA DA I SEMANA VIRTUAL DA GEOLOGIA UNIFESSPA
EventoPalestrante
Segunda -feira 17/05
10:00 - 11:00
Palestra - Respira, não pira: Cuidados com a Saúde Mental em tempos de Pandemia Psicóloga e Me. Poliana Ferreira
Segunda-feira 17/05
14:00 - 15:30
Palestra - Polén Dance: Resolvendo problemas geológicos com grãos de pólenDr. Carlos D'Apolito
Segunda-feira 17/05
19:00 - 20:00
Mesa redonda - Mulher de RochaGeólogas de diversas áreas de atuação
10:00 - 11:30
Palestra - Ecotoxicologia - do sedimento à cadeia biológicaProf. Deia Palheta
15:30- 17:00
Palestra - Publi ou não, tô divulgando: Plataformas digitais e a divulgação das geociênciasVinicius Luiz do canal Geologando
Minicurso - Tratamento estatístico de dados ambientaisMe. João Carlos Morais
9:30 - 11:00
Palestra - (Não só) Nas quartas nós usamos GEOTECNOLOGIASDiretor/CEO da ClickGeo Anderson Medeiros
14:00 - 15:30
Palestra - Palestra - Astroblemas (Crateras de Impacto) no Brasil: tipos, importância geológica e sugestões para AmazôniaProf. Dr. Mário Ivan Cardoso de Lima
18:00 - 21:00
Minicurso - Técnicas e etapas da pesquisa mineral.
Geólogo Caio Nonato de Oliveira Reis
10:00 a 11:30
Palestra - Investigação Forense e Perícia Ambiental: CSI na vida realMs. Jéssica Sist
14:00 - 15:30
Palestra - Já pensou em ser um pequeno minerador no Brasil? Aprenda como enxergar oportunidades e como legalizar novos projetos no seu município
Ms. Leonardo Barroso
19:00 - 20:00
Mesa redonda - Tem uma pedra no caminho? descreva: Perspectivas e adaptações ao evento pandêmico - Ferramentas adotadas pelos estudantes e professores da unifesspa/geologiaDocentes do curso de Geologia
Sexta-feira 21/05
08:00 - 12:00
Minicurso - Produção de mapa temático com QGISDra. Julie Eugênio
Sexta-feira 21/05
14:00 - 18:00
Minicurso - Introdução a Remineralizador de SoloMs. Thales Lúcio

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Minicurso - Produção de mapa temático com QGIS 21/05/2021 21/05/2021

Neste minicurso será utilizado dados geográficos para elaborar um mapa temático com os elementos cartográficos básicos usando o software QGIS.

Algumas informações necessárias sobre o mini curso:
• Serão ofertadas 20 vagas.
• É importante ter o Qgis versão estável 3.16 instalado na sua máquina.
• Horário do mini curso será das 8hr às 12hr.
• A plataforma que irá ser utilizada é o Zoom, portanto os alunos terão que fazer o download da plataforma gratuita.

Minicurso - Remineralizadores de solos:conceitos e especificações 21/05/2021 21/05/2021

Este minicurso vai ser voltado para estudantes de Geologia, Agronomia e áreas afins. Durante as 4 h serão abordados os conceitos básicos sobre a técnica da rochagem, as especificações e garantias exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para registro de pó de rocha como remineralizador de solo e, por fim, estudos de casos serão analisados de forma a colocar na prática a teoria apresentada.

Algumas informações necessárias sobre o mini curso:

• Serão ofertadas 20 vagas.

• Horário do mini curso será das 14h às 18hr.

Minicurso - Tratamento estatístico de dados ambientais 18/05/2021 18/05/2021

O curso apresentará conceitos básicos da linguagem R para a confecção de gráficos e análises estatísticas aplicada a dados ambientais.

Algumas informações necessárias sobre o mini curso:

• É importante ter o R (https://cran.r-project.org/bin/windows/base/)

e Rstudio (https://www.rstudio.com/products/rstudio/download/) instalado na sua máquina.

• Horário do mini curso será das 18hr às 21hr.

Técnicas e etapas da pesquisa mineral 19/05/2021 19/05/2021

O curso terá como foco explanar sobre as etapas regionais e de detalhe na exploração mineral, bem como das técnicas utilizadas durante cada uma. Será também instigado o raciocínio geológico do público participante com situações comuns ocorrentes durante as etapas da pesquisa. Ademais, ao final do minicurso será realizada uma breve conversa sobre o mercado de trabalho na área da geologia de exploração.

Algumas informações necessárias sobre o mini curso:

• Horário do mini curso será das 18h às 21hr.