Principal

[CONGRESSO] IV Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada – IV Conara de 05/12/2022 a 09/12/2022

O Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada – Conara é um evento anual, gratuito e inclusivo. As diferentes naturezas estão relacionadas à oferta atual dos três cursos do IEA: Exata em função do curso de Licenciatura em Matemática; Tecnológica, Engenharia Civil; Social Aplicada, Arquitetura e Urbanismo. A primeira edição foi realizada de forma presencial em 2019. A segunda e a terceira edição aconteceram de forma remota nos anos 2020 e 2021, por conta do distanciamento social necessário para o enfrentamento da pandemia.  

O IV Conara acontecerá entre os dias 05 de dezembro de 2022 a 09 de dezembro de 2022 e terá como tema: Inovações Educacionais e reflexões para um direcionamento mais inclusivo e sustentável. O evento será realizado de forma presencial seguindo todos os protocolos de biossegurança e irá mesclar com o formato virtual em alguns eventos para expandir as possibilidades de diálogos. Isso significa expandir as fronteiras da discussão acadêmica mundo afora e reforçar ainda mais a regionalidade da própria Unifesspa e de seus cinco campi no território paraense. Ademais, são estreitados os laços entre a sede do IEA e as suas Turmas Especiais pelo Forma Pará nos municípios de Cumaru do Norte, Santa Maria das Barreiras, Redenção, Rio Maria, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Almeirim.

Os encontros presenciais acontecerão no campus da Unifesspa de Santana do Araguaia, no prédio de Laboratórios, localizado na Av. Brilhante, Gleba 68, Lote 1A. Bairro: Seringal, Santana do Araguaia-PA.


Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
SUBMISSÕES DE PROPOSTAS PARA MINICURSOS E OFICINAS NO IV CONARA 05/12/2022 09/12/2022

Interessados em ofertar minicursos e oficinas no IV Conara podem submeter as propostas, que serão analisadas pela comissão organizadora do evento.

Apreensão e intervenção na paisagem urbana 07/12/2022 07/12/2022

O minicurso pretende discutir a apropriação e ressignificação de espaços livres públicos a partir de intervenções na paisagem por meio de processo de urbanismo Bottom-Up. ESPECÍFICOS ▪ Auxiliar na identificação de áreas e comunidades em potencial para intervir; ▪ Apresentar as etapas do processo de intervenção urbana a partir de processos de urbanismo BottomUp; ▪ Apresentar resultados de práticas de intervenção urbana em Belém.

Dimensionamento de elementos de fundação em concreto armado 06/12/2022 08/12/2022

O presente minicurso/oficina tem por objetivo capacitar os participantes a identificar os principais elementos de fundações existentes na construção civil, entendendo seus conceitos teóricos para a execução e dimensionamento destes elementos. O minicurso focará no dimensionamento de sapatas isoladas do tipo rígidas e blocos de fundação que comportem até 4 estacas, considerando as prescrições da NBR 6118/14 - Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, tendo como metodologia a exposição teórica e prática dos métodos de dimensionamento existentes por meio da execução de atividades propostas em sala de aula, por fim, realizando o devido detalhamento dos elementos de fundação supracitados.

Introdução à Matemática com Python 06/12/2022 09/12/2022

O minicurso é direcionado ao uso da Linguagem de código aberto Python para resolver diversos problemas matemáticos e físicos e para aprender matemática. Especificamente, serão utilizadas as bibliotecas SymPy, Numpy e Matplotlib, as quais facilitam a resolução de problemas envolvendo Matemática Básica, Funções, Cálculo Diferencial e Integral, Equações Diferenciais, Álgebra Linear, Cálculo Numérico, entre outras disciplinas. As bibliotecas citadas são usadas na computação simbólica de alto nível nas diversas áreas das ciências exatas, mostrando-se eficientes para o autoaprendizado de matemática, interpretação de dados experimentais e de conceitos matemáticos.

Submissão de minicurso 01/09/2022 15/09/2022

Submissão de minicurso

Automatização da Contrução Civil 06/12/2022 06/12/2022

Aborda-se o surgimento da automatização dos processos da construção civil, enfocando a execução de pilares, lajes e alvenarias. Algumas abordagens apresentadas são: smart dynamic casting; mesh mould; smartslab; pórtico 3D.

Desafios na contemporaneidade e metodologias de ensino inovadoras 07/12/2022 07/12/2022

Trata-se de uma reflexão direcionada aos futuros professores de Matemática e de outras áreas sobre a conjuntura educacional atual e a importância de inovar o ensino por meio de metodologias ativas

Educação Integral e Cidades Educadoras: experiências educativas em cidades brasileiras 08/12/2022 08/12/2022

A maioria dos programas educacionais no Brasil, principalmente os voltados para as  camadas mais pobres da sociedade, teve um caráter de proteção social e de combate à pobreza. Alguns falharam, outros foram interrompidos, seja por interferências políticas e econômicas, e muitos foram modificados de acordo com o desenvolvimento da educação, do cidadão e das cidades. Porém, na atualidade observa-se um grande movimento de retomada do conceito de educação integral, como uma política socioeducativa de assistência social mais adequada para o combate às desigualdades sociais, aliado a propostas de melhoria da qualidade do ensino. Se considerarmos que os processos de formação do ser humano são multidimensionais, ou seja, envolvem dimensões tanto afetivas quanto cognitivas, de maneira integral, com a educação não poderia ser diferente. Este artigo vai abordar o tema da educação integral no Brasil, as cidades educadoras e o reflexo nas políticas socieoeducativas, através de experiências pedagógicas nos municípios brasileiros. 

Experiências de projetos de arquitetura residencial de alto padrão na cidade do Rio de Janeiro 08/12/2022 08/12/2022

Os projetos arquitetônicos de alto padrão possuem características específicas e uma gama de possibilidades que permitem sobretudo a exploração de acabamentos refinados, materiais de alta qualidade, decoração requintada, bem como a definição de peças assinadas por designers renomados e uso da tecnologia principalmente na automação residencial. Tais características possibilitam experimentar a criatividade sem limites no contexto do projeto de arquitetura e interiores, no entanto oneram bastante os custos do empreendimento de forma geral. Para entrar nesse universo, serão apresentadas algumas experiências com projetos de arquitetura e de interiores de alto padrão na cidade do Rio de Janeiro, no período de 2011-2016, os procedimentos, bastidores e curiosidades.

Ignorância e ciência 05/12/2022 05/12/2022

Aborda-se a ignorância sob duas denotações: a primeira refere-se à ignorância como atitude negativa diante do avanço da ciência, a outra refere-se à IGNORÂNCIA como ausência do conhecimento e, portanto, mola propulsora do mesmo. A IGNORÂNCIA é a matéria-prima de onde se extrai o conhecimento que ali está oculto, sem IGNORÂNCIA não há desenvolvimento da ciência.