Principal

[PROGRAMA] Programa UnifesspaOnline 2024 de 01/07/2024 a 31/12/2024

O #UnifesspaOnline é um programa de formação, institucional e online. Estruturado a partir do contexto da pandemia da Covid-19 no ano 2020, o programa visava a problematização das mudanças e desafios para o exercício do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como colaborar com o enfrentamento dos processos de exclusão de parte significativa da comunidade acadêmica de suas atividades com as medidas de distanciamento social. A partir de 2022, ano em que se retomou as atividades presenciais na universidade, o programa continua ofertando ações de desenvolvimento profissional aos servidores (docentes e técnicos) e ações formativas de apoio aos discentes, em áreas finalísticas, objetivando a abordagem, discussão, problematização de temáticas variadas e de desafios desse novo contexto.

São objetivos do programa:
- apresentar e discutir metodologias para atividades de ensino, pesquisa e extensão e trabalho;
- possibilitar o desenvolvimento da proficiência (capacidades, competências, conhecimento) na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação para o exercício satisfatório das atividades acadêmicas e administrativas para as categorias: docentes, discentes e técnicos-
administrativos;
- subsidiar o planejamento, a implementação e a avaliação de estratégias, processos e práticas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, assegurando e valorizando a diversidade de características, necessidades e soluções;
- possibilitar a discussão sobre cultura, música, literatura e artes plásticas no contexto regional.
- propiciar a socialização de resultados de pesquisas, projetos, programas, práticas pedagógicas, atividades de extensão, etc.

O programa contará com uma agenda anual de ações, composta por lives, mesas-redondas, webinários e outros eventos formativos de perspectiva teórico-metodológica e/ou operacional destinados à comunidade universitária e comunidade externa. Essas ações serão divulgadas nos sites unifesspaonline.unifesspa.edu.br, da Proeg, da Unifesspa, dos parceiros, nas redes sociais da Unifesspa, pelo e-mail institucional, transmitidas pelo Canal da Unifesspa no YouTube e ficarão disponíveis na página do programa para que todos possam ter acesso, em livre adesão.

No site do programa, a comunidade acadêmica terá acesso ainda a mais informações sobre o programa, às agendas semestrais de ações e às galerias de fotos e vídeos dos eventos. 

As inscrições devem ser feitas por eventos associados, descritos abaixo, com indicação de período:

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
A Inclusão do Aluno Autista da Educação Infantil ao Ensino Superior 16/12/2024 16/12/2024

A live A Inclusão do Aluno Autista da Educação Infantil ao Ensino Superior, realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica - Naia, tem como objetivos esclarecer, conscientizar e contribuir para o entendimento do Transtorno de Espectro Autista - TEA; combater o preconceito e a discriminação; promover inclusão e acolhimento e estimular a busca por diagnóstico e a aceitação do transtorno pelo indivíduo e pelos que com ele convivem. Serão temas abordados pela palestrante: Introdução e História do Transtorno do Espectro Autista; Definição e conceitos do processo de inclusão para discentes com TEA e o papel do docente durante esse processo; Identificação de materiais didáticos e metodologias de ensino e aprendizagem.

Contará com a participação, como palestrante, de Leila do Socorro Rodrigues Feio. Leila é graduada em Pedagogia e Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Mestra em Psicologia pela UFPA, na área de Educação Especial e Inclusiva; Doutora em Psicologia pela Universidade de Oviedo/Espanha, na área de Psicologia Evolutiva e Educação e está realizando estudos de pós-doutorado na Unifesspa. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Amapá, vinculada ao Departamento de Educação, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva como docente e tutora da Residência em Psicologia. Coordena o Curso de Pedagogia do Campo/Parfor/Campus Mazagão. É credenciada como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, vinculado à Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM/REAMEC e EDUCANORTE. É credenciada como docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI. Coordena também o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Saúde Coletiva (PEPITAS/UNIFAP/CNPq).

 

Na mediação do evento, estará Samuel de Almeida Mendes que é Mestre em Serviço Social e Direitos Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e Assistente Social, atuando como chefe do Departamento de Inclusão Acadêmica do Naia/Unifesspa.

Como preparar uma boa apresentação científica: congressos, TCC, seminários 30/07/2024 30/07/2024

A live "Como preparar uma boa apresentação científica: congressos, TCC, seminários" realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com a Faculdade de Saúde Coletiva - Fasc/IESB/Unifesspa, tem como objetivo orientar os participantes a preparar uma apresentação científica de qualidade, focando no seu desempenho acadêmico e aproveitamento da participação em eventos científicos.


Contará com a participação, como palestrante, de Sara de Souza Silva. Sara é Professora Adjunto A da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, do Curso de Saúde Coletiva, no Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas - IESB. Doutora e mestra em Saúde Coletiva- Epidemiologia, pelo Instituto de Pesquisa Rene Rachou - IPqRR, Fiocruz Minas Gerais. Possui especialização em Nutrição Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica pela GANEP Nutrição Humana. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. 


Na mediação, estará Aline Coutinho Cavalcanti, professora da Faculdade de Saúde Coletiva - FASC, no Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas - IESB, Chefe de Departamento de Avaliação de Projetos e Apoio a Redes de Pesquisa na PROPIT e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/Unifesspa. 

Didáticas da leitura: uma experiência na formação de professores leitores 23/09/2024 23/09/2024

A live Didáticas da leitura: uma experiência na formação de professores leitores realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com a Faculdade de Ciências da Educação (Faced) do Instituto de Ciências Humanas (ICH), tem como objetivo refletir sobre teorias e práticas de leitura para a educação básica, a partir da experiência de uma oficina sobre didáticas da leitura. Assim, serão apresentadas as motivações para uma oficina de leitura no curso de Pedagogia; o percurso e as características da oficina Didáticas da leitura; as metodologias utilizadas durante a oficina e os sentidos construídos pelos participantes da ação. 


Contará com a participação, como palestrante, de Tiese Rodrigues Teixeira Jr., professor de Didática e Prática de Ensino da Faced/ICH/Unifesspa. É Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, área interdisciplinar, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA); Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, área interdisciplinar, (PDTSA/Unifesspa); Especialista em Gestão Educacional e Graduado em História, Pedagogia e Letras. Desde 2007, escreve sobre História Regional e Estudos Amazônicos para a escola básica. Foi professor da educação básica pública por 25 anos, atuando na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e na formação docente. Participa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/Unifesspa). Tem interesse de pesquisa em didáticas da leitura e da escrita e ensino de ciências humanas em diálogos com a Língua Portuguesa na escola básica.


Na mediação, estará Walber Christiano Lima da Costa, diretor e professor da Faced/ICH/Unifesspa. Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Dentre os vários grupos de pesquisa que integra, destaca-se o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/Unifesspa) e o Grupo de Pesquisas e Estudos em Formação de Professores e Práticas Educativas (Unifesspa). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores. 

Harpias explicam: por que precisamos falar de mulheres na engenharia? 05/11/2024 05/11/2024

A live Harpias explicam: por que precisamos falar de mulheres na engenharia? realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), tem como objetivos falar sobre a importância de estimular o ingresso e permanência de mulheres nas engenharias; apresentar o Harpias para a comunidade acadêmica da Unifesspa e sociedade em geral e estimular meninas a serem engenheiras. Questões como diferença numérica entre homens e mulheres nas engenharias do Brasil e da Unifesspa e dados sobre mulheres em livros didáticos utilizados nas áreas de engenharia serão abordadas no evento, assim como, será realizada uma apresentação sobre a história, os objetivos e atividades/projetos realizadas/os pelo Harpias/Unifesspa.

 

Contará com a participação, como palestrantes das alunas do curso de Engenharia Mecânica da Unifesspa e bolsistas, Julia Larissa Meneses Farias, Letícia Barros Paixão e Sara de Jesus Borges Guerra. Julia, com base em um projeto de outra universidade, desenvolveu um biodigestor caseiro para ensinar conceitos de sustentabilidade em escolas, o que envolveu muita pesquisa sobre o tema e habilidades manuais. Ela trabalha com ciência desde o ensino médio, quando participou de um projeto de iniciação científica júnior. Hoje, além do Harpias, também ajuda a organizar a Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica (SAEM). Letícia, em conjunto com uma antiga bolsista do programa, Amanda Fiel Savino, desenvolveu um levantamento sobre o número de mulheres nas engenharias da Unifesspa e do Brasil. O trabalho envolveu estudos de base de dados, planilhas Excel e linguagem computacional R. Além do Harpias, Letícia atua em outro projeto de extensão sobre tecnologia para mobilidade de pessoas com deficiência. Sara, juntamente com a antiga bolsista, Ivanete Pereira Lima, estudou o número de mulheres entre os autores dos livros didáticos nas engenharias da Unifesspa e como isso afeta as mulheres no curso. O trabalho envolveu uso de inteligência artificial, planilhas e muitas leituras sobre gênero e ciência. Ela é uma das alunas com as notas mais altas de sua turma e já foi monitora de Matemática Básica.

 

Na mediação, estará Marina Weyl Costa, professora do curso de Engenharia Mecânica da Unifesspa e coordenadora do Harpias. Marina trabalha com questões de gênero nas engenharias desde o doutorado, já tendo ganhado prêmio e ministrado minicursos sobre o tema. Atualmente integra o Comitê Especial para Diversidade e Inserção da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica (ABCM).

O ensino de Libras no ensino superior: desafios para a formação de professores 18/11/2024 18/11/2024

A live O ensino de LIBRAS no ensino superior: desafios para a formação de professores, realizada pelo  programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com o curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), tem como objetivo discutir os principais desafios enfrentados por professores/as e futuros/as professores/as para ensinar e aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Ensino Superior. Serão abordados os seguintes temas: Exploração avançada das boias no discurso; Surdez, língua e linguagem; Bilinguismo; Inclusão; Identidade e comunidade deficiente auditiva.

Contará com a participação, como palestrante de Antonia Ediele. Antonia Ediele é professora do magistério superior do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IEX/Unifesspa. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Libras para o Ensino Superior.

Na mediação estará Danielly Brito de Oliveira que também é professora do IEX/Unifesspa, Doutora em Biologia Ambiental pela UFPA e mãe de duas meninas.

Possibilidades de Estágio para cursos de Ciências Agrárias 04/12/2024 04/12/2024

A live Possibilidades de Estágio para cursos de Ciências Agrárias, realizado pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com a Coordenadoria de Estágios e Viagens de Campo (CEVC/Proeg), tem como objetivos apresentar à comunidade acadêmica oportunidades de estágio nas carreiras voltadas para ciências agrárias, nortear as discussões sobre as atividades futuras de estágio nessa área e relatar aspectos interessantes das experiências já ocorridas com estagiários no setor.

Contará com a participação, como palestrantes, das professoras Letícia Paludo Vargas e Rejane dos Santos Sousa. Letícia é licenciada pelo Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização (MBA) em Agronegócios pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) - UFSM, com estágio de doutorado sanduíche no exterior no Máster en Agricultura, Ganadería y Silvicultura Ecológicas na Universidad Internacional de Andalucía (UNIA-España) e no Laboratorio de Historia de los Agroecosistemas de la Universidad Pablo de Olavide (UPO), Sevilla, Espanha. Atualmente é professora do curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU/Unifesspa). Rejane é Médica Veterinária, graduada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestre em Ciência Animal também pela UFERSA e Doutora pelo Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Atualmente é professora do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IETU/Unifesspa, sendo responsável pelas disciplinas de Patologia Clínica Veterinária, Imunologia, Biofísica, Bioquímica e Biologia Celular. Possui experiência em Medicina Veterinária, atuando nos seguintes temas: sanidade animal, doenças metabólicas e nutricionais e patologia clínica. 

Na mediação, estará Daniel Moreira Saturnino, Graduado e Mestre em Engenharia Química e Doutor pelo Centro de Papel e Celulose da Universidade de Toronto. Professor do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE/Unifesspa) e coordenador da Coordenadoria de Estágios e Viagem de Campo da Proeg/Unifesspa.

Seja parte da Unifesspa 11/09/2024 11/09/2024

A live Seja parte da Unifesspa realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com a Divisão de Planejamento e Gestão Educacional (DPGE) e com a Diretoria de Planejamento e Programas Educacionais (DPPED) da Proeg, tem como objetivos promover uma conversa sobre orientação vocacional com o intuito de possibilitar uma reflexão a respeito das expectativas e escolhas desses estudantes que estão prestes a realizar o Enem, além de divulgar os cursos e formas de ingresso na Unifesspa. Assim, serão temas deste evento: orientação vocacional; a escolha do curso universitário mais adequado; a escolha da universidade; formas de ingresso na Unifesspa; trâmites e requisitos necessários para ingressar na universidade; Sistema de Seleção Unificada (Sisu); Processos Seletivos Especiais; nota de corte; pesos diferentes, dentre outros.

Contará com a participação, como palestrantes, de Samira Mahmud Tasca e Jairo Belchior Freitas Oliveira. Samira é bacharel em Psicologia, pós-graduada em Psicogeriatria e mestranda em Psicologia Clínica. Possui ainda formação em terapia de casal e família. É docente e coordenadora do Núcleo de Psicologia no Instituto de Fissurados Sorriso Legal. Atua também como psicóloga clínica, orientadora de estágios em Psicologia e perita em trânsito. Jairo possui graduação e licenciatura plena em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia Institucional e mestrado em Educação. Atuou por 20 anos como professor, coordenador pedagógico e orientador educacional em escolas de educação básica nos municípios de Marabá e Parauapebas. Atualmente é Pedagogo na Unifesspa, atuando como diretor do Centro de Processos Seletivos (CEPS/Unifesspa). Possui experiência na área de Educação, com ênfase na formação continuada de professores, orientação educacional e acompanhamento do desempenho dos alunos.

Na mediação, estará Ana Paula de Deus, graduada em Psicologia e especialista em Neuropsicologia. Psicóloga do Departamento de Apoio Psicossociopedagógico da Unifesspa, com experiência profissional em psicologia clínica e da aprendizagem.

A Educação das Relações Étnico-Raciais: avanços, desafios e obstáculos na escola básica e no ensino superior 11/10/2024 11/10/2024

O webinário A Educação das Relações Étnico-Raciais: avanços, desafios e obstáculos na escola básica e no ensino superior realizado pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com o curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), tem como objetivo apresentar debates sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola básica e no ensino superior. Nos debates estarão presentes alguns termos e conceitos sobre as dimensões que circundam a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais; Relações Étnico-Raciais e formação de professores(as); Relações Étnico-Raciais no ensino de Ciências e Biologia e Relações Étnico-Raciais na escola básica e no ensino superior brasileiro.


Contará com a participação, como palestrante, do professor Waldemar Borges de Oliveira Júnior. Waldemar é Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando no Instituto de Estudos do Xingu (IEX) no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/Unifesspa) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA-NEAB/UFPA). Atuou como coordenador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no campus Universitário do Tocantins/Cametá (UFPA) e como professor da escola básica da rede municipal de ensino de Oeiras do Pará-PA. Têm experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem; Metodologias no Ensino de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado e Formação de professores(as) e Relações Étnico-Raciais na Escola Básica e Universidade.


Na mediação, estará Joaklebio Alves da Silva, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO/UFRPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/Unifesspa) e Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

Comitê de Ética em Pesquisa(CEP) da Unifesspa: importância, atuação e perspectivas 21/08/2024 21/08/2024

O webinário Comitê de Ética em Pesquisa(CEP) da Unifesspa: importância, atuação e perspectivas realizado pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), tem como objetivos introduzir conceitos sobre o CEP, esclarecer sobre sua atuação e importância, bem como atualizar a comunidade acadêmica da Unifesspa sobre suas atividades e perspectivas.


Contará com a participação, como palestrante, de Nayara da Silva Camargo, coordenadora do CEP/Unifesspa e professora do curso de Letras da Faculdade de Letras e Educação (Faled) do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa). Nayara é graduada em Letras – licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestra e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e possui pós-doutorado em Linguística Antropológica pela UFPA. Coordena o grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudos de Linguística Antropológica: Descrição, Sociedade e Inclusão (GPLA-DSI/Unifesspa). Participa como colaboradora em outros grupos de pesquisa, dentre eles, o Grupo de Documentação e Descrição de Línguas Indígenas (DODELIN/UFPA) e o Grupo de Estudos das Línguas Ameríndias (Celcam/UNICAMP). Nayara atua ainda como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA e como professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/ILLA/Unifesspa). 



Na mediação, estará Aline Coutinho Cavalcanti, professora da Faculdade de Saúde Coletiva (FASC), do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB). Aline atua como chefe do Departamento de Avaliação de Projetos e Apoio a Redes de Pesquisa na Propit e como membro do CEP/Unifesspa.