Principal
Título | Data Início | Data Fim |
---|---|---|
Como preparar uma boa apresentação científica: congressos, TCC, seminários | 30/07/2024 | 30/07/2024 |
A live "Como preparar
uma boa apresentação científica: congressos, TCC, seminários" realizada
pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com a Faculdade de
Saúde Coletiva - Fasc/IESB/Unifesspa, tem como objetivo orientar os
participantes a preparar uma apresentação científica de qualidade,
focando no seu desempenho acadêmico e aproveitamento da participação em
eventos científicos. Contará com a participação, como palestrante, de Sara de Souza Silva. Sara é Professora Adjunto A da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, do Curso de Saúde Coletiva, no Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas - IESB. Doutora e mestra em Saúde Coletiva- Epidemiologia, pelo Instituto de Pesquisa Rene Rachou - IPqRR, Fiocruz Minas Gerais. Possui especialização em Nutrição Enteral e Parenteral e Nutrição Clínica pela GANEP Nutrição Humana. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Na mediação, estará Aline Coutinho Cavalcanti, professora da Faculdade de Saúde Coletiva - FASC, no Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas - IESB, Chefe de Departamento de Avaliação de Projetos e Apoio a Redes de Pesquisa na PROPIT e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/Unifesspa. |
||
Didáticas da leitura: uma experiência na formação de professores leitores | 23/09/2024 | 23/09/2024 |
A live Didáticas da leitura: uma experiência na formação de professores leitores realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com a Faculdade de Ciências da Educação (Faced) do Instituto de Ciências Humanas (ICH), tem como objetivo refletir sobre teorias e práticas de leitura para a educação básica, a partir da experiência de uma oficina sobre didáticas da leitura. Assim, serão apresentadas as motivações para uma oficina de leitura no curso de Pedagogia; o percurso e as características da oficina Didáticas da leitura; as metodologias utilizadas durante a oficina e os sentidos construídos pelos participantes da ação. Contará com a participação, como palestrante, de Tiese Rodrigues Teixeira Jr., professor de Didática e Prática de Ensino da Faced/ICH/Unifesspa. É Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, área interdisciplinar, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA); Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, área interdisciplinar, (PDTSA/Unifesspa); Especialista em Gestão Educacional e Graduado em História, Pedagogia e Letras. Desde 2007, escreve sobre História Regional e Estudos Amazônicos para a escola básica. Foi professor da educação básica pública por 25 anos, atuando na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e na formação docente. Participa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/Unifesspa). Tem interesse de pesquisa em didáticas da leitura e da escrita e ensino de ciências humanas em diálogos com a Língua Portuguesa na escola básica. |
||
Harpias explicam: por que precisamos falar de mulheres na engenharia? | 05/11/2024 | 05/11/2024 |
A live Harpias explicam: por que precisamos falar de
mulheres na engenharia? realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em
parceria com o Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), tem como objetivos
falar sobre a importância de estimular o ingresso e permanência de mulheres nas
engenharias; apresentar o Harpias para a comunidade acadêmica da Unifesspa e
sociedade em geral e estimular meninas a serem engenheiras. Questões como
diferença numérica entre homens e mulheres nas engenharias do Brasil e da
Unifesspa e dados sobre mulheres em livros didáticos utilizados nas áreas de
engenharia serão abordadas no evento, assim como, será realizada uma
apresentação sobre a história, os objetivos e atividades/projetos realizadas/os
pelo Harpias/Unifesspa. Contará com a participação, como palestrantes das alunas do
curso de Engenharia Mecânica da Unifesspa e bolsistas, Julia Larissa Meneses
Farias, Letícia Barros Paixão e Sara de Jesus Borges Guerra. Julia, com base em
um projeto de outra universidade, desenvolveu um biodigestor caseiro para
ensinar conceitos de sustentabilidade em escolas, o que envolveu muita pesquisa
sobre o tema e habilidades manuais. Ela trabalha com ciência desde o ensino
médio, quando participou de um projeto de iniciação científica júnior. Hoje,
além do Harpias, também ajuda a organizar a Semana Acadêmica de Engenharia
Mecânica (SAEM). Letícia, em conjunto com uma antiga bolsista do programa,
Amanda Fiel Savino, desenvolveu um levantamento sobre o número de mulheres nas
engenharias da Unifesspa e do Brasil. O trabalho envolveu estudos de base de
dados, planilhas Excel e linguagem computacional R. Além do Harpias, Letícia
atua em outro projeto de extensão sobre tecnologia para mobilidade de pessoas
com deficiência. Sara, juntamente com a antiga bolsista, Ivanete Pereira Lima,
estudou o número de mulheres entre os autores dos livros didáticos nas engenharias
da Unifesspa e como isso afeta as mulheres no curso. O trabalho envolveu uso de
inteligência artificial, planilhas e muitas leituras sobre gênero e ciência.
Ela é uma das alunas com as notas mais altas de sua turma e já foi monitora de
Matemática Básica. Na mediação, estará Marina Weyl Costa, professora do curso de
Engenharia Mecânica da Unifesspa e coordenadora do Harpias. Marina trabalha com
questões de gênero nas engenharias desde o doutorado, já tendo ganhado prêmio e
ministrado minicursos sobre o tema. Atualmente integra o Comitê Especial para
Diversidade e Inserção da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica (ABCM). |
||
O ensino de Libras no ensino superior: desafios para a formação de professores | 18/11/2024 | 18/11/2024 |
A live O ensino de LIBRAS no ensino superior: desafios
para a formação de professores, realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria
com o curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Estudos do
Xingu (IEX), tem como objetivo discutir os principais desafios enfrentados por
professores/as e futuros/as professores/as para ensinar e aprender a Língua
Brasileira de Sinais (Libras) no Ensino Superior. Serão abordados os seguintes
temas: Exploração avançada das boias no discurso; Surdez, língua e linguagem;
Bilinguismo; Inclusão; Identidade e comunidade deficiente auditiva. Contará com a participação, como palestrante de Antonia
Ediele. Antonia Ediele é professora do magistério superior do curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas do IEX/Unifesspa. Doutora em Educação em
Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista
em Libras para o Ensino Superior. Na mediação estará Danielly Brito de Oliveira que também é
professora do IEX/Unifesspa, Doutora em Biologia Ambiental pela UFPA e mãe de
duas meninas. |
||
Seja parte da Unifesspa | 11/09/2024 | 11/09/2024 |
A live Seja parte da Unifesspa realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com a Divisão de Planejamento e Gestão Educacional (DPGE) e com a Diretoria de Planejamento e Programas Educacionais (DPPED) da Proeg, tem como objetivos promover uma conversa sobre orientação vocacional com o intuito de possibilitar uma reflexão a respeito das expectativas e escolhas desses estudantes que estão prestes a realizar o Enem, além de divulgar os cursos e formas de ingresso na Unifesspa. Assim, serão temas deste evento: orientação vocacional; a escolha do curso universitário mais adequado; a escolha da universidade; formas de ingresso na Unifesspa; trâmites e requisitos necessários para ingressar na universidade; Sistema de Seleção Unificada (Sisu); Processos Seletivos Especiais; nota de corte; pesos diferentes, dentre outros. Contará com a participação, como palestrantes, de Samira Mahmud Tasca e Jairo Belchior Freitas Oliveira. Samira é bacharel em Psicologia, pós-graduada em Psicogeriatria e mestranda em Psicologia Clínica. Possui ainda formação em terapia de casal e família. É docente e coordenadora do Núcleo de Psicologia no Instituto de Fissurados Sorriso Legal. Atua também como psicóloga clínica, orientadora de estágios em Psicologia e perita em trânsito. Jairo possui graduação e licenciatura plena em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia Institucional e mestrado em Educação. Atuou por 20 anos como professor, coordenador pedagógico e orientador educacional em escolas de educação básica nos municípios de Marabá e Parauapebas. Atualmente é Pedagogo na Unifesspa, atuando como diretor do Centro de Processos Seletivos (CEPS/Unifesspa). Possui experiência na área de Educação, com ênfase na formação continuada de professores, orientação educacional e acompanhamento do desempenho dos alunos. Na mediação, estará Ana Paula de Deus, graduada em Psicologia e especialista em Neuropsicologia. Psicóloga do Departamento de Apoio Psicossociopedagógico da Unifesspa, com experiência profissional em psicologia clínica e da aprendizagem. |
||
A Educação das Relações Étnico-Raciais: avanços, desafios e obstáculos na escola básica e no ensino superior | 11/10/2024 | 11/10/2024 |
O webinário A Educação das Relações Étnico-Raciais: avanços, desafios e obstáculos na escola básica e no ensino superior realizado pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em parceria com o curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), tem como objetivo apresentar debates sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola básica e no ensino superior. Nos debates estarão presentes alguns termos e conceitos sobre as dimensões que circundam a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais; Relações Étnico-Raciais e formação de professores(as); Relações Étnico-Raciais no ensino de Ciências e Biologia e Relações Étnico-Raciais na escola básica e no ensino superior brasileiro. Contará com a participação, como palestrante, do professor Waldemar Borges de Oliveira Júnior. Waldemar é Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando no Instituto de Estudos do Xingu (IEX) no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/Unifesspa) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA-NEAB/UFPA). Atuou como coordenador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no campus Universitário do Tocantins/Cametá (UFPA) e como professor da escola básica da rede municipal de ensino de Oeiras do Pará-PA. Têm experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem; Metodologias no Ensino de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado e Formação de professores(as) e Relações Étnico-Raciais na Escola Básica e Universidade. Na mediação, estará Joaklebio Alves da Silva, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO/UFRPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/Unifesspa) e Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).
|
||
Comitê de Ética em Pesquisa(CEP) da Unifesspa: importância, atuação e perspectivas | 21/08/2024 | 21/08/2024 |
O webinário Comitê de Ética em Pesquisa(CEP) da Unifesspa: importância, atuação e
perspectivas realizado pelo programa #UnifesspaOnline 2024, em
parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação
Tecnológica (Propit), tem como objetivos introduzir conceitos sobre o CEP,
esclarecer sobre sua atuação e importância, bem como atualizar a comunidade
acadêmica da Unifesspa sobre suas atividades e perspectivas. Contará com a participação, como
palestrante, de Nayara da Silva Camargo, coordenadora do CEP/Unifesspa e
professora do curso de Letras da Faculdade de Letras e Educação (Faled) do
Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa). Nayara é graduada em Letras
licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA),
mestra e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp) e possui pós-doutorado em Linguística Antropológica pela UFPA. Coordena
o grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudos de Linguística Antropológica:
Descrição, Sociedade e Inclusão (GPLA-DSI/Unifesspa). Participa como
colaboradora em outros grupos de pesquisa, dentre eles, o Grupo de Documentação
e Descrição de Línguas Indígenas (DODELIN/UFPA) e o Grupo de Estudos das
Línguas Ameríndias (Celcam/UNICAMP). Nayara atua ainda como professora
colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA e como
professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/ILLA/Unifesspa).
|