Principal
O curso está voltado a professores e alunos de graduação e pós-graduação
com interesse em temas socioambientais e outros relacionados a região, além de comunicadores
indígenas, camponeses e de outras comunidades tradicionais que queiram aprender
a elaborar textos com caráter jornalístico para divulgação em mídias e jornais.
O conteúdo é aberto, abrangendo as áreas acadêmica,
jurídica, artística, jornalística, entre outras. Cada aluno deverá usar o seu
próprio conhecimento comunitário, experiências próprias ou pesquisa de campo
como base da produção textual. A definição de um tema pré-estabelecido, não
constitui requisito necessário, pois o curso prevê a realização de exercícios
para a elaboração de propostas pelos participantes.
A finalidade do curso é desenvolver textos segundo os principais
gêneros jornalísticos. Estratégias para publicação sobretudo em veículos
independentes também constituem objeto de discussão. A professora dará
devolutivas sobre as versões apresentadas e oferecerá ideias para divulgação em
diferentes veículos de comunicação.
As primeiras semanas do curso serão dedicadas à análise de textos acadêmicos, jornalísticos e
de ONGs para entender as expectativas editoriais de cada tipo de veículo. Os
alunos travarão contato com uma gama variada de textos jornalísticos, de sites
independentes como Info Amazônia, Amazônia Real, O Eco, Mongabay e Agência
Pública a sites mais comerciais como Reuters, DW, Associated Press, por
exemplo.
Durante o primeiro mês, os alunos deverão levantar ideias e
escolher um assunto que julguem importante para divulgar ao público. De abril
até junho, os encontros ocorrerão uma vez a cada duas semanas para que os
alunos tenham tempo suficiente de escrever e editar versões da reportagem
completa. As datas previstas dos encontros são: 29/03, 05/04, 12/04, 26/04, 10/05,
24/05, 31/05, 14/06, 21/06, nas terças feiras, das 14:00h-17:00h
No formato de discussão e oficina de escrita, o aluno vai
trabalhar com o foco escolhido, realizar investigações e produzir uma matéria
apta para publicação pelo veículo selecionado. Os rascunhos serão
compartilhados e discutidos em formato coletivo.
Nos encontros serão realizados exercícios e discussões
acerca dos elementos que compõem uma reportagem. Vários tópicos serão
aprofundados para apoiar o desenvolvimento do trabalho: como fazer entrevistas,
estratégias para evitar viés e provocar interesse no leitor (com a descrição do
lugar, o perfil de uma personagem particular e inserção de elementos narrativos,
por exemplo), verificação de dados, variação de informações -- testemunhos,
diversificação de fontes, entrevistas com especialistas e a importância de
ouvir vários lados para oferecer uma perspectiva imparcial (uma das principais
expectativas da prática jornalística). Em relação aos pesquisadores, o curso
também discutirá como converter um estudo acadêmico para uma linguagem e
narrativas mais acessíveis criar engajamento do público em geral.
Ressaltamos que as aulas são abertas a integrantes de ONGs e
grupos comunitários.
Tiffany Higgins será a ministrante do curso. É bolsista Fulbright
no Brasil onde está no Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e
Sociais na Amazônia (PDTSA/Unifesspa) fazendo pesquisa sobre os impactos da
hidrovia Araguaia-Tocantins. É bolsista também do Pulitzer Rainforest Journalism
Fund. É pesquisadora das humanidades ambientais e tradutora literária da poesia
da Marcia Kambeba do povo Kambeba.