Principal

[PROGRAMA] #UnifesspaOnline 2021 de 22/03/2021 a 31/12/2021

O #UnifesspaOnline é um programa de formação, institucional, online que, a partir de 2021, passou a ser coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente (Difdad)/Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (Cadd). Nessa compreensão, é um programa que oferta ações de desenvolvimento profissional aos servidores (docentes e técnicos) e ações formativas de apoio aos discentes, em áreas finalísticas, contando com a participação de toda a Unifesspa na construção/execução da programação de suas ações, ofertadas por meio de plataformas digitais.


Os objetivos do programa são:

- apresentar e discutir metodologias para atividades remotas de ensino, pesquisa e extensão e trabalho;

- possibilitar o desenvolvimento da proficiência na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação para o exercício satisfatório das atividades acadêmicas e administrativas para as categorias: docentes, discentes e técnicos-administrativos;

- subsidiar o planejamento, a implementação e a avaliação de estratégias, processos e práticas de ensino, pesquisa e extensão mediante comunicação remota, assegurando e valorizando a diversidade de características, necessidades e soluções.

- propiciar a socialização de investigações acerca dos impactos e transformações sociais impostos pela pandemia da Covid 19 e pelo distanciamento social, em seus muitos aspectos (econômicos, políticos, comportamentais, psicológicos, entre outros), e suas repercussões, condicionantes e restrições para as práticas do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias.


O programa contará com uma agenda anual de ações, composta por lives, webinários, oficinas, cursos e outros eventos formativos de perspectiva teórico-metodológica e/ou operacional destinados à comunidade universitária. Essas ações serão divulgadas no site https://unifesspaonline.unifesspa.edu.br, transmitidas pelo Canal da Unifesspa no YouTube e ficarão disponíveis na página do programa para que todos possam ter acesso, em livre adesão.


No site do programa, a comunidade acadêmica terá acesso ainda a mais informações sobre o programa, à agenda anual de ações, à divulgação das ações/eventos e ao link para inscrição nos eventos.


 As inscrições devem ser feitas por eventos associados, descritos abaixo, com indicação de período:


Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
I recepção de docentes da Proeg/Unifesspa 22/03/2021 26/03/2021

O evento "I recepção de docentes da Proeg/Unifesspa" tem como objetivo compartilhar conhecimentos importantes ao desenvolvimento das atividades pedagógicas, que vão desde o manejo de plataformas até a ciência das atividades de diversos setores disponíveis para apoiá-lo.

O evento será realizado remotamente, por meio de uma sala de reunião do Google Meet, e posteriormente compartilhado no canal oficial da Unifesspa no Youtube.

Esse evento está sendo organizado pela Pró- Reitoria de Ensino de Graduação e coordenado pela Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (CADD) da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente (DIFDAD). Conta ainda com a parceria dos seguintes setores: Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa (NAIA), Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (NUADE) e Centro de Biblioteca Universitária(CBIU).


Lançamento do material didático do projeto "O Nanquim de Marabá - Patrimônio e Memória na Arte de Augusto e Pedro Morbach" 27/10/2021 27/10/2021

A live de lançamento do material didático do projeto "O Nanquim de Marabá - Patrimônio e Memória na Arte de Augusto e Pedro Morbach" tem como objetivo socializar obras catalogadas de artistas representantes do nanquim de Marabá e material didático produzido no projeto “O Nanquim de Marabá – Patrimônio e Memória na Arte de Augusto e Pedro Morbach”, contemplado pelo edital de Patrimônio Cultural Material da Lei Aldir Blanc, desenvolvido em parceria com o sub-projeto “Estágio e docência no ensino de arte: possibilidades artísticas no campo da educação” dentro do programa Residência Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/Unifesspa).
O evento acontecerá no dia 22 de outubro de 2021, das 19h às 21h, como parte da programação do #UnifesspaOnline 2021. Serão ministrantes de palestras no evento a Profa. Ma. Cinthya Marques do Nascimento, do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA/Unifesspa), e a Produtora Cultural e Pesquisadora de Artes Visuais Clara Morbach Gaby. A mediação do evento será feita pelo Artista Visual Armando Queiroz.

Leitura e prática docente na escola básica em tempos de distanciamento social 10/08/2021 10/08/2021

Essa Live de proposição do Núcleo Eletivo em Sexualidade, Cidadania, Direitos Humanos e Educação-Nesdhe, da Faculdade de Ciências da Educação-Faced tem como objetivo refletir sobre leitura e prática docente na escola básica em tempos de distanciamento social, abordando aspectos relacionados à leitura como recurso metodológico na escola básica em tempos de pandemia, possibilidades de leitura com diferentes gêneros textuais no ensino remoto e leitura, memória e histórias de vida. Terá como palestrantes Ana Léia Bispo de Souza, Graduada em Letras e Pedagogia, Mestra em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Unifesspa e professora pela Secretaria de Estado de Educação do Pará-Seduc-Pa e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer-Semecdel de Goianésia do Pará e Aurinete Silva Macedo, Graduada em Letras, Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins-UFT e professora pela Seduc-Pa.

Metodologias para auxiliar a aprendizagem de discentes com deficiência 12/05/2021 12/05/2021

Essa Live tem por objetivos discutir aspectos conceituais sobre as relações de ensino, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e discutir o sistema de apoios e recursos de acessibilidade adotados para a participação dos estudantes nas atividades pedagógicas na Educação Superior a partir de experiências sobre o tema.

Terá como palestrante Márcia Denise Pletsch, doutora em Educação, profa. da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). De sua atuação, destaca-se: coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional; integra a comissão do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ e a comissão Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPED.

Uni-Duni-Tê: a importância do brincar em tempos de pandemia 28/07/2021 28/07/2021

A live "Uni-Duni-Tê: a importância do brincar em tempos de pandemia" é uma proposição Núcleo de Estudo e Pesquisa em História da Infância e Educação Infantil Interdisciplinar (NEPHIEII) da Faculdade de Ciências da Educação (Faced), que compõe a agenda de eventos do Programa #UnifesspaOnline 2021. São objetivos dessa ação: socializar pesquisas e projetos desenvolvidos pelo Laboratório da Brinquedoteca do Núcleo de Estudo e Pesquisa em História da Infância e Educação Infantil Interdisciplinar (NEPHIEII) e promover troca de saberes com os participantes do evento acerca das pesquisas e projetos socializados sobre a importância de uma brinquedoteca universitária e sua relação com outros laboratórios. A exposição dessas produções do NEPHIEII será feita pela professora Silvana de Sousa Lourinho do Instituto de Ciências Humanas (ICH), que coordena esse Núcleo, e pela graduanda em Pedagogia Alicia Karenn de Souza Oliveira. As inscrições para participar do evento podem ser feitas no período de 16 a 27/07/2021. 

Estágio na Unifesspa: estratégias para a manutenção dos estágios em tempos de pandemia 14/10/2021 14/10/2021

A mesa-redonda "Estágio na Unifesspa: estratégias para a manutenção dos estágios em tempos de pandemia", que acontece no dia 14 de outubro de 2021, das 9h às 11h30min,  tem como objetivos: socializar experiências sobre o estágio durante o período de pandemia; compartilhar estratégias adotadas para a manutenção dos estágios na UFPA e UFRN durante o período de pandemia e nortear as discussões sobre as atividades futuras de estágio na Unifesspa. O evento terá como palestrantes o Prof. Me. Mauro Alves Magalhães Sobrinho (UFPA), o Prof. Dr. Ermeton Duarte do Nascimento (UFRN) e o Prof. Me. Fábio Henrique de Morais Barreto (UFRN) e contará com a mediação do Prof. Dr. Daniel Clemente Vieira Rêgo da Silva (Unifesspa).

Estágio no ensino remoto na Unifesspa: práticas, desafios e possibilidades 08/06/2021 08/06/2021

Essa mesa-redonda traz como objetivo discutir a importância do estágio para a formação dos discentes nos cursos de graduação e compartilhar as práticas do estágio no ensino remoto, apresentando os desafios e possibilidades enfrentados. Será composta pelas professoras Dra. Luciane Batistella, Coordenadora de estágio do Curso de Engenharia Química/IGE; Dra. Kátia Regina da Silva e Dra. Maria Margarete Delaia, Coordenadoras de estágio do Curso de Matemática/ICE; pela discente do curso de Engenharia Química/IGE Gilciene Guevara Duarte Cardoso, pelos discentes do curso de Matemática/ICE Gabriel Oliveira e Larissa Barbosa e pelo professor Me. Carlesom Piano da EEEM Walkise Vianna.  

Estágios supervisionados em tempos de ensino remoto: possibilidades e alternativas do ILLA/UNIFESSPA 05/05/2021 05/05/2021

Essa mesa-redonda buscará apresentar possibilidades de organização, estratégias, motivações e expectativas para disciplinas de Estágio Supervisionado das Licenciaturas em Artes Visuais, Letras-Inglês e Letras-Português, a partir de experiências de docentes e discentes nessas disciplinas no Período Letivo Emergencial, no Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Será composta pelas professoras Luciana Kinoshita Barros, Patrícia Aparecida Beraldo Romano e Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli e pelos discentes Rhuane Beatriz Assunção, Marcos Barbosa Mota e Renan Lucas Israel Nascimento da Silva e mediada pela professora Cinthya Marques do Nascimento.

Experiências exitosas no ensino remoto na área de saúde e biológicas 16/06/2021 16/06/2021

Esse evento tem o objetivo de compartilhar experiências exitosas sobre o ensino remoto na área de saúde e biológicas sob as perspectivas docente e discente, visando o destaque aos pontos positivos, avaliação e partilha das experiências, além de destaque ao que ainda pode ser otimizado. De proposição da Faculdade de Saúde Coletivo (Fasc), terá como palestrantes as professoras Mikaelle Claro Costa Silva Ferraz e Luciana Pereira Colares Leitão e a discente Jhesica da Cruz dos Santos Galvão. 

Recursos Didáticos interativos para o Ensino Remoto: guias de estudo on/off line e plataformas colaborativas 27/09/2021 27/09/2021

O minicurso "Recursos Didáticos interativos para o Ensino Remoto: guias de estudo on/off line e plataformas colaborativas" é um evento formativo realizado pelo Núcleo de Estudos em Educação, Tecnologias Informáticas e Comunicacionais/NETIC do Instituto de Ciências Humanas/ICH em parceria com o programa #UnifesspaOnline. Ocorre no dia 27 de setembro de 2021, das 9h às 11h e das 19h às 21h, com o objetivo de capacitar docentes do ensino superior e educação básica para confeccionar instrumentos de apoio didático metodológico para aulas não presenciais. A palestrante do evento é Leticia Souto Pantoja, Doutora em História Social, Coordenadora do Núcleo de Educação, Tecnologias Informáticas e Comunicacionais-NETIC da Faculdade de Educação e do NUPEX-Centro de Referência em História e Memória do Sul e Sudeste do Pará. Medeia as atividades deste minicurso a Profa Dra Marilza Sales Costa.

Mulheres negras: literaturas e discursos de resistência 31/05/2021 31/05/2021

Com o objetivo de refletir sobre a forma e o conteúdo da literatura construída por mulheres negras, o painel 2, em parceria com o N'Ubuntu, terá duas palestrantes. Uma delas é Shaira Mana Josy, feminista negra, rapper, MC, escritora, pedagoga, coordenadora do projeto Slam Dandaras do Norte, autora do livro de poesia marginal PoEusia e Poesia que Protege, para ler, brincar e alertar e realizadora do Festival paraense Manas do Rap. A outra palestrante é Joziane Ferreira da Silva, marabaense, filha de agricultores, escritora e mãe de três meninos e uma menina, que atualmente mora em Brasília. É Cientista Social, especialista em Direitos Humanos e graduanda em Direito e autora do livro Carta à felicidade e outros poemas.  

Mulheres negras: literaturas e discursos de resistência 30/06/2021 30/06/2021

Com o objetivo de refletir sobre a forma e o conteúdo da literatura construída por mulheres negras, o painel 3, em parceria com o N'Ubuntu, terá duas palestrantes. Uma delas é Marília Fernanda Pereira Leite, professora  da Universidade Federal do Oeste do Pará, doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Pará. A outra palestrante é Vanda Melo, professora da Educação Básica, poeta, ativista do movimento negro e  mulherista africana, licenciada em Pedagogia e Dança, especialista em promoção da igualdade racial na escola e saberes africanos e afro amazônico pela Universidade Federal do Pará.

Mulheres negras: literaturas e discursos de resistência 30/04/2021 30/04/2021

Esse evento constitui-se de dois momentos. No primeiro momento, será feita a abertura do #UnifesspaOnline 2021, com composição de mesa, da qual participará o Magnífico Reitor da Unifesspa, e uma breve apresentação do  programa. Seu objetivo é apresentar o programa e divulgar suas ações para a comunidade interna e externa da universidade. No segundo momento, o N’Ubuntu coordenará o painel “Mulheres negras: literaturas e discursos de resistência”, a ser composto pela artista popular e militante do Movimento pela Soberania Popular Gracinha Donato e pela pedagoga e mestranda em Educação pela UFPA Ana de Luanda Borges Braz da Silva. O objetivo do painel é refletir sobre a forma e o conteúdo da literatura construída por mulheres negras.

Educação para as Relações Étnico-Raciais: caminhos para a implementação no currículo dos cursos de graduação 08/11/2021 08/11/2021

O Webinar - Educação para as Relações Étnico-Raciais: caminhos para a implementação no currículo dos cursos de graduação é uma ação formativa realizada pelo programa #UnifesspaOnline 2021 em parceria com o Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) e com a Divisão de Regulação e Avaliação dos Cursos (Dirac/Proeg). Acontecerá no dia 08 de novembro de 2021, das 9h às 11h, com os objetivos de discutir acerca da finalidade da Educação para as relações étnico-raciais na Educação Superior e apresentar alguns temas, referenciais e caminhos para a implementação da Educação para as relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de graduação. Receberá como palestrante o Prof. Dr. Delton Aparecido Felipe, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Workshop de Inovação Tecnológica da Unifesspa - Nova Lei de Biodiversidade no Contexto da Pesquisa na Região Amazônica 06/07/2021 07/07/2021

O Workshop de Inovação Tecnológica da Unifesspa – Nova Lei de Biodiversidade no Contexto da Pesquisa na Região Amazônica é um evento realizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica em parceria com o Programa #UnifesspaOnline 2021. Seu objetivo é organizar espaços de diálogos para a abordagem de temas como a construção de sistemas de inovação, os marcos da nova lei de Biodiversidade, bem como o patrimônio genético, conhecimento tradicional associado com a finalidade principal de divulgar a importância do papel da universidade na inovação e as estratégias para a propriedade intelectual, a fim de agregar valores, considerando as perspectivas dos pesquisadores e das instituições de pesquisa.
O evento ocorre nos dias 06 e 07 de julho de 2021, com a seguinte programação:
Dia 06/07/2021, das 9h às 11h, palestra com Prof. Dr. Manoel Santana Cardoso (Capes), intitulada "A construção dos sistemas de inovação". Ainda no dia 06/07/2021, das 14h30min às 16h30min, palestra com a Dra. Maira Smith (FUNAI), intitulada "A lógica declaratória e a importância do SisGen no cumprimento do novo marco legal da biodiversidade".
Dia 07/07/2021, das 9h às 11h, palestra com o Prof. Dr. Gustavo Taboada Soldati (UFJF/ANA/SBEE), intitulada "Cadastro e rastreabilidade como estratégias de gestão do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais". Também no dia 07/07/2021, das 14h30min às 16h30min, palestra com Ma. Ana Paula Rodrigues Viana (Gerente de Assuntos Regulatórios), intitulada "Exemplos práticos de aplicação da legislação de acesso".