Principal

[ENCONTRO REGIONAL] Dia da Matemática: Atividades lúdicas no Laboratório de Matemática em Homenagem à professora Ivanete Cirqueira e Souza Freitas (in memoriam) de 06/05/2021 a 06/05/2021

Evento realizado para celebrar o dia nacional da Matemática e homenagear Ivanete Cirqueira e Souza Freitas, professora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Irmão Pio Barroso” e aluna egressa da primeira turma do Curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspa em Santana do Araguaia.

O “Dia da Matemática” está relacionado às ações do Projeto “Implantação e desenvolvimento de atividades formativas no 1º Laboratório de Ensino de Matemática na rede municipal de Santana do Araguaia” aprovado no Edital 16/2020 - Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica - PAPIM, no qual a professora Ivanete atuava como coordenadora na escola. O evento está alinhado aos objetivos do Projeto que propõe implementar e desenvolver propostas formativas no Laboratório de Ensino de Matemática que privilegiam o uso de materiais manipulativos, o uso de abordagens investigativas e de metodologias diferenciadas de ensino, a aproximação entre o conhecimento matemático e outras áreas do conhecimento, a integração entre as disciplinas e o aumento do desejo dos alunos em aprender matemática e desenvolver competências matemáticas.

Endereço do google  meet para acesso ao avento:  https://meet.google.com/tsz-brtg-jge

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Ensinando Matemática ao construir História em Quadrinhos 06/05/2021 06/05/2021

Descrição: As Histórias em Quadrinhos Digitais podem ser facilmente criadas por professores de Matemática como opção metodológica no ensino de conteúdos matemáticos e também por estudantes, que desejam usar a criatividade para elaborar situações problemas em que a Matemática está interligada ao seu dia-a-dia.

Ministrantes: Samira Santos Ferrugine, Andreane de Souza Batista Santos, Marta Vieira de Sousa, Laila Luisa Ribeiro, Dilson Henrique Ramos Evangelista, Cristiane Johann Evangelista (orientadora)

Hora: 17:00

Insubordinação criativa com a Matemática de Malba Tahan 06/05/2021 06/05/2021

Descrição: Jogos, problemas desafiadores, matemágica, teatros e histórias em quadrinhos inspiradas na obra de Malba Tahan são uma forma de promover a Insubordinação Criativa nas aulas de Matemática. Que tal aprender mais sobre isso neste minicurso?

Ministrantes: Samira Santos Ferrugine, Andreane de Souza Batista Santos, Marta Vieira de Sousa, Laila Luisa Ribeiro, Dilson Henrique Ramos Evangelista, Cristiane Johann Evangelista (orientadora).

Hora: 16:00

Tangram: Fazendo arte com a Matemática 06/05/2021 06/05/2021

Descrição: O Tangram é um jogo de origem chinesa chamado de “Tábua das Sete Sabedorias”, sendo composto por 7 peças (um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos) resultantes da decomposição de um quadrado. Esse minicurso irá explorar as potencialidades desse jogo no ensino de Matemática.

Hora: 18:00

Torre de Hanói-Aliando Matemática e Diversão 06/05/2021 06/05/2021

Descrição: A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base com três hastes e vários discos. O aluno será desafiado a colocar os discos um em cima do outro de maneira que um menor sempre fique em cima de um maior. Desta forma divertida, serão exploradas as sequências numéricas.

Hora: 15:00

Dia da Matemática e atividades lúdicas no 1º Laboratório de Ensino de Matemática na rede municipal de Santana do Araguaia 06/05/2021 06/05/2021

Descrição: A palestra enfatiza as ações do projeto PAPIM e suas potencialidades para auxiliar no desenvolvimento de materiais e jogos a serem utilizados no 1º Laboratório de Ensino de Matemática na rede municipal de Santana do Araguaia.

Palestrante: Cristiane Johann Evangelista

Hora: 14:00

Homenagem à educadora santanense Ivanete Cirqueira e Souza Freitas (professores e alunos) 06/05/2021 06/05/2021

Descrição: A professora Ivanete Cirqueira e Souza Freitas (in memoriam) atuou como coordenadora do Projeto PAPIM e professora de Matemática em Santana do Araguaia, utilizando suas habilidades e entusiasmo para promover um ensino de Matemática de forma lúdica e atrativo aos alunos, sendo um exemplo para todos os professores santanenses.