Principal
*Esses encontros não serão gravados, por isso são ofertados em dois períodos a participação é indicada em ao menos um dos horários _________________________________________________________________________________________________ Locais: Sala virtual do Google Meet e Google sala de aula _________________________________________________________________________________________________ Objetivos: O objetivo da oficina é apoiar e incentivar a construção de jogos pedagógicos com abordagens geográficas. ______________________________________________________________________________ Ementa: este curso de extensão traz propostas de jogos para o ensino de Geografia confeccionados com materiais de baixo custo, em programas computacionais gratuitos tendo como base mapas e imagens de sensoriamento remoto. Estes materiais incluem: quebra-cabeças, jogos da memória, jogos de tabuleiros, dominós, e caças ao tesouro, todos disponíveis para download em https://jogos-geograficos.blogspot.com/. Os jogos apresentados trabalham com alguns dos princípios do Raciocínio Geográfico. Alguns jogos, como o caça ao tesouro, mobilizam o pensamento espacial e informações geográficas na medida em que os jogadores precisam compreender a posição de um objeto ou fenômeno. Essa localização é estimulada tanto em termos absolutos, como uma coordenada geográfica, como a relativa, com informações topológicas. Já outros jogos, como os dominós, desenvolvem o pensamento espacial ao trabalhar com diferentes escalas e perspectivas, mobilizando princípios como a analogia e/ou a diferenciação. O grau de complexidade das questões geográficas e o próprio pensamento espacial variam de acordo com o tipo de jogo. ______________________________________________________________________ Equipamentos e materiais necessários: É necessário que os/as participantes tenham instalados/as nos seus computadores os programas gratuitos Google Earth (https://www.google.com/intl/pt-BR/earth/versions/) e Inkscape (https://inkscape.org/pt-br/). ______________________________________________________________________ |
Bibliografia básica: BREDA, T. V. Jogos geográficos na escola: possibilidades para trabalhar noções espaciais e cartográficas. In: RICHITTER, D., CAMPOS, L. R. (orgs.) Cartografia Escolar de Geografia. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2017, v.2, p. 29-49. BREDA, T. V. Sequências didáticas com a utilização dos jogos. In: Jogos Geográficos na sala de aula. Appris: Curitiba, 2018., p. 107 130. BREDA, T. V. Jogando com a Geografia: possibilidades para um ensino divertido. Giramundo: Revista de geografia do Colégio Pedro I, v. 5, n9. 2018 , p 55-63. BREDA, T. V. La construcción de las relaciones proyectivas en el juego Puntos de Vista. REVISTA ANEKUMENE , v.14, p.57 - 65, 2018. BREDA, T. V.; GARCÍA DE LA VEGA, A. Como jogos de simulação podem estimular o raciocínio geográfico? SANTOS L. P. d; COSTELLA, R. Z (org). As perguntas de professores de geografia nos corredores da vida: Algumas respostas de que, já se perguntou. CRV: Curitiba, 2021, p. 119 135. BROUGERE, G. A invenção do jogo educativo, In: Jogo e educação, Porto alegre: Artes médicas, 1998, p. 103 123. CHATEAU, J. Por que a criança brinca?. In: O jogo e a criança. São João: Summus Editorial, 1987.p. 13 33 SANTOS. E. A importância da Inteligência emocional. In: Educação não violenta: como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças. Paz e terra: Rio de Janeiro, 2019. p. 35 36 SANTOS. E. Reconhecendo e nomeando sentimentos. In: Educação não violenta: como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças. Paz e terra: Rio de Janeiro, 2019. p. 41- 47. LOPES, M. da G. O jogo e suas aplicações. In: Jogos na Educação: criar, fazer e jogar. São Paulo: Cortez, 2005, p. 35-48. MACEDO, L. de.; PETTY, A. L. S; PASSOS, N. C. Introdução. In: Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000. ______________________________________________________________ BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALMEIDA, P. N. de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Editora Loyola, 2000. BREDA, T. V. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. Dissertação (Mestrado em Ensino e História em Ciências da Terra), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. BREDA, T. V. Contribuciones del juego de Simulación Conhecendo o Parque Ecológico' en la construcción del razonamiento espacial en los niños. In: RAMIRO-SÁNCHEZ, Tamara; RAMIRO, Maria Teresa (org) Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo. 1 ed. Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2015, v.1, p. 109-111. BREDA, T. V. Por que eu tenho que trabalhar lateralidade? experiências formativas com professoras dos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ciência e Doutorado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, Universidade Autónoma de Madrid, Campinas, 2017. GUIMARÃES, Ferreira, MAIA, Humberto Cordeiro Araújo, SANTOS, Ivaneide Silva Dos; NUNES, Marcone Denys Dos Reis. EDUFBA:Salvador, 2021. BREDA, T.; GARCÍA DE LA VEGA, A. The Development of Geographical reasoning through a ludo-didactic proposal in the city. Didáctica Geográfica. v.19, p.289 - 293, 2018. BREDA, T. V. STRAFORINI, R. Alfabetizar letrando: possibilidades para uma cartografia porosa. Ateliê geográfico (UFG). v. 14, n. 2, 2020, p. 280 297. |