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[CURSO DE EXTENSÃO] Jogos geográficos: do conceito à criação de 25/10/2021 a 08/12/2021


Carga horária: 40 horas, sendo:

Momentos assíncronos e individuais - Duração de 34 horas (vídeo aulas, leituras e atividades de registro)

 

Momentos síncrono e coletivos - Duração de 6 horas divididos em 3 encontros (quartas-feiras)

10/nov/21 - das 10:00hs-11:00hs e/ou dás 14:00-15:00*

24/nov/21 - das 10:00hs-11:00hs e/ou dás 14:00-15:00*

08/dez/21 - das 10:00hs-11:00hs e/ou dás 14:00-15:00*

*Esses encontros não serão gravados, por isso são ofertados em dois períodos – a participação é indicada em ao menos um dos horários


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Locais: Sala virtual do Google Meet e Google sala de aula

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Objetivos: O objetivo da oficina é apoiar e incentivar a construção de jogos pedagógicos com abordagens geográficas.

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Ementa: este curso de extensão traz propostas de jogos para o ensino de Geografia confeccionados com materiais de baixo custo, em programas computacionais gratuitos tendo como base mapas e imagens de sensoriamento remoto. Estes materiais incluem: quebra-cabeças, jogos da memória, jogos de tabuleiros, dominós, e caças ao tesouro, todos disponíveis para download em https://jogos-geograficos.blogspot.com/. Os jogos apresentados trabalham com alguns dos princípios do Raciocínio Geográfico. Alguns jogos, como o caça ao tesouro, mobilizam o pensamento espacial e informações geográficas na medida em que os jogadores precisam compreender a posição de um objeto ou fenômeno. Essa localização é estimulada tanto em termos absolutos, como uma coordenada geográfica, como a relativa, com informações topológicas. Já outros jogos, como os dominós, desenvolvem o pensamento espacial ao trabalhar com diferentes escalas e perspectivas, mobilizando princípios como a analogia e/ou a diferenciação. O grau de complexidade das questões geográficas e o próprio pensamento espacial variam de acordo com o tipo de jogo.

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Equipamentos e materiais necessários: É necessário que os/as participantes tenham instalados/as nos seus computadores os programas gratuitos Google Earth (https://www.google.com/intl/pt-BR/earth/versions/) e Inkscape (https://inkscape.org/pt-br/).

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Bibliografia básica:

BREDA, T. V. Jogos geográficos na escola: possibilidades para trabalhar noções espaciais e cartográficas. In: RICHITTER, D., CAMPOS, L. R. (orgs.) Cartografia Escolar de Geografia. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2017, v.2, p. 29-49.

BREDA, T. V. Sequências didáticas com a utilização dos jogos. In: Jogos Geográficos na sala de aula. Appris: Curitiba, 2018., p. 107 – 130.

BREDA, T. V. Jogando com a Geografia: possibilidades para um ensino divertido. Giramundo: Revista de geografia do Colégio Pedro I, v. 5, n9. 2018 , p 55-63.

BREDA, T. V. La construcción de las relaciones proyectivas en el juego “Puntos de Vista”. REVISTA ANEKUMENE , v.14, p.57 - 65, 2018.

BREDA, T. V.; GARCÍA DE LA VEGA, A. Como jogos de simulação podem estimular o raciocínio geográfico? SANTOS L. P. d; COSTELLA, R. Z (org). As perguntas de professores de geografia nos corredores da vida: Algumas respostas de que, já se perguntou. CRV: Curitiba, 2021, p. 119 – 135.

BROUGERE, G. A invenção do jogo educativo, In: Jogo e educação, Porto alegre: Artes médicas, 1998,  p. 103 – 123.

CHATEAU, J. Por que a criança brinca?. In: O jogo e a criança. São João: Summus Editorial, 1987.p. 13 – 33

SANTOS. E. A importância da Inteligência emocional. In: Educação não violenta: como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças. Paz e terra: Rio de Janeiro, 2019. p. 35 – 36

SANTOS. E. Reconhecendo e nomeando sentimentos. In: Educação não violenta: como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças. Paz e terra: Rio de Janeiro, 2019. p. 41- 47.

LOPES, M. da G. O jogo e suas aplicações. In: Jogos na Educação: criar, fazer e jogar. São Paulo: Cortez, 2005, p. 35-48.

MACEDO, L. de.; PETTY, A. L. S; PASSOS, N. C.  Introdução. In: Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000. 

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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALMEIDA, P. N. de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Editora Loyola, 2000.

BREDA, T. V. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. Dissertação (Mestrado em Ensino e História em Ciências da Terra), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

BREDA, T. V. Contribuciones del juego de Simulación “Conhecendo o Parque Ecológico' en la construcción del razonamiento espacial en los niños. In: RAMIRO-SÁNCHEZ, Tamara; RAMIRO, Maria Teresa (org) Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo. 1 ed. Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2015, v.1, p. 109-111.

BREDA, T. V. “Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?” experiências formativas com professoras dos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ciência e Doutorado em Educação) Universidade Estadual de Campinas, Universidade Autónoma de Madrid, Campinas, 2017. 

GUIMARÃES, Ferreira, MAIA, Humberto Cordeiro Araújo, SANTOS, Ivaneide Silva Dos; NUNES, Marcone Denys Dos Reis. EDUFBA:Salvador, 2021.

BREDA, T.; GARCÍA DE LA VEGA, A. The Development of Geographical reasoning through a ludo-didactic proposal in the city. Didáctica Geográfica.  v.19, p.289 - 293, 2018.

BREDA, T. V. STRAFORINI, R. Alfabetizar letrando: possibilidades para uma cartografia porosa. Ateliê geográfico (UFG). v. 14, n. 2, 2020, p. 280 – 297.

GARCÍA DE LA VEGA, A. ; BREDA, T. V.; CHICA DIAS, M. Elaboración de un juego geográfico y su aplicación  a  Educación infantil. In: GARCÍA DE LA VEGA, A. (edit)  Contribución didáctica al aprendizaje de la geografía.1 ed.Madrid: Asociación Española de Geografía., 2018, p. 291-304.