Principal

[SEMANA ACADÊMICA] III SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA DO IEX de 20/09/2021 a 24/09/2021

A “Semana Acadêmica de Biologia” tem a proposta de integrar os professores em formação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Estudos do Xingu em um evento acadêmico científico, compartilhando experiências com profissionais da área de Ciências Biológicas no geral e, mais especificamente, com os professores da região. Realizada em setembro, em comemoração ao Dia do Biólogo (03 de setembro), a Semana Acadêmica de Biologia de 2021 será contígua a programação da Semana de Integração dos Calouros do curso, ingressantes no semestre 2021.2, que terá início em setembro do corrente ano.
O tema “Educação, Interculturalidade e Sustentabilidade Ambiental: O Ensino de Ciências para a cidadania e responsabilidade socioambiental” tem o intuito de colocar a pauta da cidadania como protagonista nas reflexões dos professores em formação, trazendo em sua programação convidados que vem trabalhando em suas pesquisas com a descolonização de saberes e o ensino inclusivo.

Além das mesas redondas virtuais serão ofertadas oficinas/minicursos por professores da Unifesspa e também outros profissionais convidados.

Esperamos a cada edição despertar o interesse dos professores em formação para as mais variadas áreas de atuação que as Ciências Biológicas proporcionam, especialmente, vislumbrando a docência no ensino básico, compartilhando experiências e vivências com diversos profissionais e oportunizando espaços de diálogos acadêmicos-científicos entre os(as) estudantes.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Geotecnologias aplicadas à conservação da biodiversidade 20/09/2021 24/09/2021

Fornecer conhecimento teórico e prático sobre algumas geotecnologias aplicadas à conservação da biodiversidade.

Ministrante: Prof. Dr. Fabrício Assis Leal (IEX/Unifesspa)

Carga Horária: 7,5 horas.
Programação: 20/09 (Segunda-feira); 21/09 (Terça-feira); 22/09 (Quarta-feira) 23/09 (Quinta-feira) e 24/09 (Sexta-feira).
Horário: 18h30 min às 20 h

Lendas Amazônicas e Educação Ambiental 21/09/2021 22/09/2021

Apresentar um diálogo interdisciplinar envolvendo a linguagem, a oralidade e a cultura dentro do contexto da zoologia na Amazônia, valorizando o conhecimento prévio de populações tradicionais e sua correlação com pressupostos, pedagógicos e técnico científicos presentes e discutidos em disciplinas acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Ministrante: Prof. José Santos (IEX-Unifesspa)

Carga Horária: 3 h
Programação: 21/09/2021 e 22/09/2021
Horário: 18h30min às 20 h

Modelos Didáticos no Ensino de Biologia: a cultura artesã contribuindo para a construção do aprendizado em ciência 21/09/2021 24/09/2021

Esta proposta é uma oficina que pretende dialogar sobre o uso de modelos didáticos no ensino de biologia e confeccionar pelo menos um modelo em 2D e 3D, nível iniciante, a partir de produtos de baixo custo, como a porcelana fria (biscuit).

Ministrante: Profa. Edilene Lisboa (IFPA-Castanhal)

Carga Horária: 3 horas.
Programação: 21/09 (Terça-feira) e 24/09 (Sexta-feira).

O uso de quadrinhos (HQ) no ensino de Biologia 21/09/2021 24/09/2021

Demonstrar algumas técnicas de criação e edição de Histórias em Quadrinhos e aplicá-las no ensino de Biologia. Para uma noção completa de todo processo de criação de uma HQ, serão abordados os seguintes tópicos: 1. Elaboração (onde tudo começa); 2. Roteirização; 3. History Board; 4. Uma visão empreendedora (é preciso tornar os seus quadrinhos "interessantes"); 5. Número de quadros X Texto (quando mais é menos e menos é mais); 6. Como fazer uma HQ através do celular (o uso de aplicativos ao alcance de suas mãos).

Ministrante: Prof. João Daniel Ferraz Santos (IFPA-Belém)

Carga Horária: 4,5 h
Programação: 21, 22 e 24/09