I SEMINÁRIO PROFEI/UNIFESSPA

FORMAÇÃO DE PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS

De 04 a 06 de maio de 2023, na cidade Marabá ocorrerá o I Seminário PROFEI/UNIFESSPA, com a temática Formação de professores para a educação inclusiva: vivências e experiências. O objetivo do evento é proporcionar espaços para debates e diálogos sobre temáticas da área de educação especial com divulgação de conhecimentos científicos e de experiências com a inclusão escolar de alunos com deficiência no Brasil, por profissionais/pesquisadores da pós-graduação, graduação e educação básica. O evento busca contribuir com a formação de professores e com políticas públicas oportunizando subsídios teóricos e práticos para a escolarização de alunos com deficiência no contexto educacional da Amazônia Oriental.

I Seminário PROFEI/UNIFESSPA é um evento regional, organizado pelo PROFEI/UNIFESSPA, envolvendo na realização mestrandos e mestrandas (Turmas 1 e 2) e o corpo docente do programa, com a perspectiva de disseminar suas produções, vivências e experiências em contexto acadêmico e profissional. Este evento científico, compromete-se em incentivar um intercâmbio entre pesquisadores, profissionais e alunos da graduação das universidades e demais instituições interessadas. Busca-se uma participação dos programas de pós-graduação de instituições públicas de Educação Superior, que desenvolvem pesquisas na área da Educação Especial, com interesse em fomentar e aprofundar as pautas relativas a temática da Educação Especial.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, responsável por sediar o I Seminário PROFEI/UNIFESSPA, dando materialidade à política de inclusão educacional, e, ainda, expressa o compromisso social, político, ideológico e educacional de contribuir com a realidade educacional e social da Amazônia oriental, ofertando oficinas e socializando pesquisas no âmbito da educação especial/inclusiva que conta com a participação de convidados/as de renome regional e nacional. O evento conta com a realização de sua primeira edição neste ano de 2023.