Organização

A equipe responsável pelo ENSUS 2022: X Encontro de Sustentabilidade em Projeto será composta pelos seguintes professores, técnicos administrativos e discentes:

 

Coordenadora Local

Cláudia Queiroz de Vasconcelos, coordenadora do projeto, Pós-Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (UFSC), Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (UFSC, 2017), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (UFSC, 2011) e Arquiteta Urbanista (UNINILTON LINS, 2008). Professora do curso de Engenharia Civil e da Especialização em Gestão de Segurança e Meio Ambiente (GESMA), do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). É editora da Revista IMPACT Project e líder do Grupo de Pesquisa PUSC (CNPq).

 

Coordenadores Nacionais

Lisiane Ilha Librelotto, coordenadora do projeto ENSUS, Pós-Doutorado em Construção Sustentável (IPL/ESTG-Leiria/Portugal), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC, 2005), Mestrado em Engenharia de Produção na área de Avaliação e Inovação Tecnológica (UFSC, 1999), Especialização em Gestão da Qualidade (UFSM, 1997) e Engenheira Civil (UFSM, 1995). Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo - CTC, UFSC e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), UFSC, com orientações em nível mestrado e doutorado. É editora do Periódico Mix Sustentável, líder do Grupo de Pesquisa VIRTUHAB (CNPq) e supervisora do Laboratório de Restauro, Materiais e Técnicas Construtivas Atuais e Retrospectivas - LABRESTAURO/MATEC.

Paulo César Machado Ferroli, coordenador do projeto ENSUS, Pós-Doutorado em Construção Sustentável (IPL/ESTG-Leiria/Portugal), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC, 2004), Mestrado em Engenharia de Produção na área de Design de Produto (UFSC, 1999), Especialização em Gestão da Qualidade (UFSM, 1997) e Engenheiro Mecânico (FSM, 1995). Professor do Departamento de Expressão Gráfica, CCE, UFSC, no Curso de Design.

 

Comitê de Infraestrutura

Lygia Maria Policarpio Ferreira, Doutorado em Engenharia Mecânica (Unicamp, 2017), Mestrado em Engenharia Mecânica (Unicamp, 2013) e Engenheira de Materiais (UFPA, 2011). Professora do curso de Engenharia Civil do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Rafaela Nazareth Pinheiro de Oliveira Silveira, coordenadora do projeto Ver-o-Solo. Mestrado em Geotecnia (UnB, 2010) e Engenheira Civil (FACI, 2007). Professora do curso de Engenharia Civil, do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

 

Comitê de Organização

Gabriel Moraes de Outeiro, Pós-Doutorado em Direito Público (UFPA, 2020), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA, 2018), Mestrado em Direito (UFPA, 2014), Especialização em Direito Tributário (UCAM, 2020), Especialização em Ciência Política (UCAM, 2020), Bacharelado em Direito (CESUPA, 2008). Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do PDTSA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Eudes André Leopoldo de Souza, coordenador do projeto Produção de Subsídios à Formulação de Políticas Públicas para a Região de Carajás, Pós-Doutorado em Ciências Humanas (USP, 2020), Doutorado em Geografia Humana (USP, 2017), Mestrado em Geografia (UECE, 2013) e Geógrafo (UECE, 2010). Professor do curso de Geografia, do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) e do PDTSA e do PPGPAM da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Roberto Bernardo da Silva, Doutorado em Transportes (UnB, 2018), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNESA, 2015), Engenheiro Civil (UNIUBE, 2019) e Engenheiro Ambiental (UCB/DF, 2012). Professor Adjunto do curso de Engenharia Civil do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Também é tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Bacharelado em Engenharia Civil (PET-ECV) e coordenador do projeto Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEC).

Nuria Pérez Gallardo, Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental (USP, 2017), Mestrado em Engenharia Ambiental (DEUSTO, 2011) e Engenheira Civil (Unicep, 2019). Professora do curso de Engenharia Civil do Instituto de Geociencias e Engenharias (IGE), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Antonio Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveira, Doutorado em Engenharia Civil (UFPA, 2020), Mestrado em Engenharia Civil (UFPA, 2015), Mestrado em Engenharia de Produção (UFPE, 2016), Especialização em Ordenamento Territorial Urbano (UFPA, 2013), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV, 2016), Engenheiro de Segurança no Trabalho (FACI, 2014), Engenheiro Civil (FACI, 2011) e Geólogo (UNIFESSPA, 2021). Professor do curso de Engenharia Civil e do curso de Geologia, do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) e do curso de Geografia, do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Naotake Fukushima, Doutor em Design (UFPR, 2018), Mestre em Design (UFPR, 2009) e Graduação em Design Gráfico (UFPR, 1991). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenador do curso de Design Gráfico e do colegiado desse curso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: design social, sustentabilidade, design estratégico e design de serviços.

Hamilton Damasceno Costa, coordenador do projeto de pesquisa Avaliação da Resistência de Ancoragem de PRFC aderido à Superfície de Concreto, Mestrado em Estruturas e Construção Civil (PPGEC/UFPA, 2016) e Engenheiro Civil (UFPA, 2014). Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Péricles Crisiron Pontes, coordenador do projeto INCON, Mestrado em Ciência e Engenharia Mecânica (UFRJ, 2015) e Engenheiro Químico (UFPA, 2012). Professor do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).


Comitê de Apoio

Rachel Faverzani Magnago, Doutorado em Química Orgânica (UFSC, 2002), Mestrado em Química Orgânica (UFSC, 1996) e Química Industrial (UFSM, 1993). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Engenharias (UNISUL). Membro parceiro da Advances in Cleaner Production Network., PPGCA Unisul. É editora da Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental e líder do Grupo de Pesquisa ANIMA (CNPq).

Luana Toralles Carbonari, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (UFSC, 2020), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (UFSC, 2015) e Arquiteta e Urbanista (UEL, 2012). Professora do curso de Engenharia Civil, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trabalha com projetos e como docente de Arquitetura e Engenharia, dedicando-se à pesquisa relacionada aos temas de arquitetura com contêineres marítimos, habitação emergencial, acessibilidade e desempenho térmico.

Sumara Lisbôa, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (UFSC 2019) e Arquiteta Urbanista (UFSC, 2003). Conselheira Consultiva da Rede TerraBrasil e Conselheira Fiscal da Associação Catarinense do Bambu. Trabalha a 17 anos em seu Escritório BioArquitetura e Construção Ecológica.

Isaac Gabriel Peixoto Borges de Oliveira, Engenheiro Civil (UNIFESSPA/IGE).

Darwison Batista Carvalho, Graduando de Engenharia Civil, UNIFESSPA/IGE (bolsista do projeto - Edital PROPIT 02/2022 PIBITI/UNIFESSPA - PNAES).

Érika Cristina Oliveira Santana, Graduanda de Engenharia Civil, UNIFESSPA/IGE (bolsista do projeto - Edital PROPIT 02/2022 PIBIC/UNIFESSPA - PNAES).

Runeson Messias da Costa, Graduando de Engenharia Civil, UNIFESSPA/FORMA PARÁ - Almeirim.

Ana Isabella Souza Costa, Graduanda de Engenharia Civil, UNIFESSPA/IGE.

Rosevania Cristina Gomes de Carvalho, Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, UFMA.