Principal

[ENCONTRO] ENSUS 2022: X Encontro de Sustentabilidade em Projeto de 22/06/2022 a 24/06/2022

O desenvolvimento sustentável é a solução para a sobrevivência do homem e do planeta, quando vinculados as atividades de projetistas. Assim, tem por objetivo a promoção do ENSUS 2022: X Encontro de Sustentabilidade em Projeto, a ser realizado na cidade de Marabá-PA, no campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), com a pretensão de oferta híbrida (presencial e virtual), mediante atividades presenciais transmitidas em tempo real por plataformas digitais, comportando atividades síncronas e assíncronas.
O ENSUS é um evento nacional, com abrangência e participações internacionais, que tem como objetivo promover o conhecimento voltado à sustentabilidade aplicada em projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo, design e áreas afins, através da divulgação de pesquisas que ocorrem neste âmbito por meio da disseminação de seus resultados em apresentações orais de artigos, pôsteres, palestras (internacionais e nacionais), discussão em mesas redondas, exposição de cases, realização de oficinas e publicação dos artigos em anais do evento e em edições especiais de periódicos científicos.
A publicação dos artigos ocorrerá em anais do evento e aqueles com melhores avaliações dos revisores e pertinência ao escopo de edições especiais de periódicos científicos, como a Mix Sustentável da UFSC, Gestão e Sustentabilidade Ambiental da UNISUL e a IMPACT projects da UNIFESSPA.
A organização do ENSUS compete ao Grupo de Pesquisa PUSC/UNIFESSPA com as seguintes parcerias: Reitoria/UNIFESSPA, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis/ UNIFESSPA e GTAC/UNIFESSPA, com apoio do Virtuhab/UFSC, GP Matérias Ativos/UNISUL e Rede TerraBrasil.
O evento possui um comitê científico constituído por professores de Instituições Parceiras (UNIFESSPA, UFSC, UFPE, UNISUL, FURB, UFRGS, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UEL, UNESC, UFPR, UTFPR, UNISINOS, IFSC, UNIVALI, UFAL, UFMS, FUSP, FURB, IPL, ISEL, UEM, UFRN, UFES, UFU, UNIRITTER, UFSCar, UNIVILLE, UFCG, UNIP, UNIFI, UNESP, UDESC, UNOCHAPECÓ e UFPEL) e um quadro de revisores constituídos por mais de 100 pareceristas de diversas universidades brasileiras e estrangeiras.
As atividades do ENSUS 2022, ocorrerão durante 3 dias, em 22, 23 e 24 de junho de 2022, dispostas entre 8:00 AM e 21:00 PM, com pausa para almoço, café e janta. Esta edição contará com atividades híbridas, prevendo atividade remotas (síncronas e assíncronas) e se, possível também presencial, tendo em vista a pandemia COVID 19, com transmissão em tempo real, via plataformas digitais.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Projetos Conscientes: aplicação de estratégias de conforto ambiental 22/06/2022 22/06/2022

A oficina será de modalidade online e organização da professora Caroline Antonelli Santesso (Centro Universitário da Fundação de Ensino Octavio Bastos - Unifeob - São João da Boa Vista/SP).

Revit - Projeto com Bloco de Terra Comprimida (BTC) 22/06/2022 22/06/2022

Oferta de curso online e com disponibilização dos laboratórios de informática do IEA e Campus de Marabá da UNIFESSPA, para os participantes do ENSUS 2022, efetivamente matriculados na oficina. A organização do curso tem como responsável o professor Sérgio Parizotto Filho (IFSC, Florianópolis-SC).