PATRICIA CAPANEMA ALVARES FERNANDES

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição, professora substituta na Universidade Federal de Ouro Preto. Sua tese de doutorado focou nos processos históricos de expansão urbana em Belo Horizonte, conciliando temas como história, legislação urbana, natureza e mineração. Atualmente vem realizando pesquisa sobre os Núcleos Urbanos Informais no sudeste paraense junto à UNIFESSPA com apoio da FAPESPA.

Rodoviarismo, expansão urbana e desmatamento: a imobilidade e insustentabilidade do planejamento urbano e regional

A partir da década de 1960 testemunhamos a expansão e a consolidação da cultura do rodoviarismo no Brasil, modelo insustentável no qual privilegia-se o transporte individual sobre rodas, sobretudo de carros. As consequências de tais escolhas recaem sobre indivíduos, comunidades e cidades nas escalas locais, regionais e nacionais, afetando a qualidade de vida cotidiana de trabalhadores em seus deslocamentos, influenciando nas economias locais e até no desmatamento, como visto no sudeste paraense. Em Marabá, como em muitas outras cidades brasileiras, a expansão urbana, ditada pela especulação imobiliária, apoia-se fortemente no modelo rodoviarista, resultando em alto consumo de terras para fins urbanos, longas distâncias, alto custo e ineficiência dos transportes. Apesar de temas como mobilidade e sustentabilidade estarem cada vez mais presentes no campo teórico do planejamento urbano e regional, infelizmente ainda não correspondem às práticas e dinâmicas nas nossas cidades, tornando urgente a discussão e reconceituação dos mesmos.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA   Mesa de Debate I: Mobilidade Urbana - 25/08/2022 10:51 - 11:59